Viagem de moto: os caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina

Viagem de moto os caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina hdksh

Se você procura pelas melhores dicas do circuito Vale Europeu, então, você com certeza está no post certo. Como sou nascida e moradora da região, preparei esta informações para te ajudar a desbravar estas cidades tão incríveis do sul do Brasil.

Esse pedacinho do país, repleto de costumes europeus, fica localizado no interior de Santa Catarina, mais precisamente na região do Vale do Itajaí. O Vale Europeu tem a vantagem de receber turistas nacionais e internacionais o ano todo, pois possuí clima e atrativos propícios para as 4 estações.

Porém, muitas vezes, as pessoas que vêm de fora de Santa Catarina não sabem muito bem como elaborar um roteiro eficiente ou como chegar às principais cidades desse circuito da forma direta.

Por isso, se você quer saber quando vir, como chegar bem, como fazer excursão, onde se hospedar, roteiro e como fazer o Circuito Vale Europeu em 4 dias, este post vai ser o seu guia completo.

Dentre as 15 cidades que compõem o Vale Europeu, a maior distância entre municípios da região é de Nova Trento (sul) a Doutor Pedrinho (norte): 146 km; já as que possuem o trajeto mais curto entre si, é de Rodeio a Ascurra: 5 km.

Primeiro, acho importante dizer que o Vale Europeu tem esse nome por conta de sua colonização, em grande maioria realizada por povos alemães e italianos.

Além de estar presente em nossos costumes, é possível ver mais marcas dessa colonização na arquitetura e nas celebrações, o que acaba atraindo muita gente para essa região do sul do Brasil.

Além disso, o ecoturismo tem bastante força em algumas dessas cidades e amantes de esportes encontram no circuito Vale Europeu um refúgio para relaxar em contato com a natureza e praticarem suas atividades preferidas de forma tranquila e satisfatória.

Por ser uma região bastante procurada pelos turistas, sobretudo por quem viaja em busca de conhecer as principais atrações em Santa Catarina, posso dizer que a chegada ao Vale Europeu é muito democrática, tem gente chegando de todos os lados, por vários meios de transporte.

Há quem venha ao Vale Europeu de avião, de ônibus, de carro, e até mesmo de bicicleta, já que essa rota é muito famosa pelo cicloturismo no Vale Europeu; tudo vai depender do seu objetivo de viagem e de onde você virá.

Porém, se você vem de longe e pelo ar, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Navegantes, Ministro Victor Konder, que fica em Navegantes. Ele fica localizado a 53 km de Blumenau.

Se desembarcar em Navegantes, você pode alugar um carro no aeroporto de Navegantes ou pegar o ônibus que fica dentro do aeroporto, assim que desembarcar do voo, e descer direto no centro da cidade de Blumenau. Pronto! Uma horinha de viagem e você já está no coração do Vale Europeu.

Caso não tenha outra opção, você pode também passar pelo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, mas vindo da capital, tenha em mente que levará um pouco mais de tempo para chegar às cidades da rota. A distância deste aeroporto para Pomerode, por exemplo, é de 182 km.

Blumenau é tida como a maior e principal cidade do Vale, pois concentra a maior quantidade de serviços e também uma boa estrutura de transporte público.

O bom de ficar por aqui é que você já conhece uma cidade importante do roteiro pelo Vale Europeu e ainda fica próximo de outras que ficam nas redondezas. Para visitá-las, mas uma vez, a escolha de como chegar fica a seu critério: ônibus, carro ou bicicleta, que acredito que sejam os meios mais práticos.

Quem não é de Santa Catarina e vem de carro, pode acessar a região pela BR 101 e pela  BR 116  para pegar a BR 470, que corta todas as cidades do Vale Europeu de um lado a outro.

Confira dicas do que fazer pelo Vale Europeu em SC

  1. Saiba onde fazer compras: Blumenau e Brusque são ótimas cidades para compras; a última principalmente. Vale a pena visitar o local se você quer gastar com presentes e adquirir bons produtos para você e para a família toda.
  1. Conheça o prédio da Prefeitura de Blumenau: este é um espetáculo à parte. Construído em estilo enxaimel, da arquitetura alemã, ele está situado no local em que ficava a estação ferroviária da cidade. Até hoje é possível observar a Macuca em frente ao local, a locomotiva importada da Alemanha em 1908.
  1. Visite o Teatro Carlos Gomes em Blumenau: Ainda na rua XV, quase ao fim, encontra-se esta construção linda, que abriga escolas de dança, música e também espetáculos culturais; além de uma bela praça com jardins em sua entrada.
  1. Conheça os museus de Blumenau: para conhecer mais sobre história e tradição da cidade, visite o Museu da Família Colonial, o Museu Hering (conta a história da marca e da indústria têxtil do país), o Museu da Cerveja (mostra como a bebida é fabricada e também tem os primeiros barris utilizados na Oktoberfest) e o Museu da Água, que garante uma vista linda da cidade.
  2. Divirta-se na maior festa da região: se vier para Santa Catarina em outubro, não perca os desfiles da Oktoberfest de Blumenau; eles são realizados na rua XV de Novembro, bem no centro da cidade.
  1. Conheça a Vila Germânica: este é o local onde acontece a Oktoberfest, shows e também outros eventos festivos durante o ano, como a Sommerfest, a Festitália, a Vila de Natal e a Vila de Páscoa.

Leia também: Por que a moto é uma grande aliada no dia a dia.

  1. Apaixone-se pela natureza de Rio dos Cedros: com um povo descendente de italianos e alemães, a cidade está a mil metros acima do nível do mar e conta com uma paisagem composta por rios, cachoeiras, montanhas e barragens. Visite a cachoeira Gruta de Índio, a região dos Lagos e o famoso Parque Aquático Águas de São Bernardo.
  1. Conheça o Santuário de Santa Paulina: trata-se simplesmente do segundo templo religioso mais visitado do Brasil; ele fica em Nova Trento e, além de todas as celebrações que realiza, ainda proporciona uma natureza exuberante ao redor. Para conhecê-lo, você pode fazer a Rota Italiana em Santa Catarina, que parte de Balneário Camboriú.
  1. Explore a Caverna de Botuverá: esta cidade vizinha de Nova Trento apresenta uma formação rochosa muito interessante, com destaque para sua caverna, sendo a maior da região Sul do Brasil.
  1. Faça o Circuito Vale Europeu de Bike: se você quer pedalar e praticar esportes, se desloque para Timbó e faça a rota do cicloturismo no Vale Europeu que passa por todas às nove cidades do circuito de bicicleta. O roteiro de 300 km de extensão sai de Timbó, passa por Pomerode, Indaial, Rodeio, Doutor Pedrinho, Alto Cedros e Palmeiras, e leva cerca de 7 dias para ser completado, com direito a um certificado de conclusão.
  1. Conheça os pontos turísticos de Timbó: visite o Morro Azul, o local mais alto da cidade e que é ótimo para praticar voo livre que costuma receber amantes do voo livre; já o Morro Arapongas é ideal para aqueles que gostam de aventuras que exigem mais esforço. Para quem é amante de arte, a Casa do Poeta Lindolf Bell e o Museu da Música são excelestes sugestões.

    12. Divirta-se na Festa do Imigrante em Timbó: esta é uma das principais manifestações de celebração das                          heranças deixadas pelo imigrantes europeus na região. Como ela acontece em meados de outubro, você pode                conhecê-la junto a Oktoberfest.

  1. Veja de perto a Vitória-régia de Indaial: as lendárias da Amazônia ficam localizadas na praça em frente a Prefeitura de Indaial. Um fato interessante é que, pelo clima catarinense, as vitórias-régias são mais coloridas e volumosas do que no norte do Brasil.
  1. Desfrute das Cachoeiras de Benedito Novo: composta por quedas d’água fabulosas, a cidade é destino certo para quem gosta de ecoturismo. Não deixe de conhecer a Cachoeira salto do Zinco e a Cachoeira Sitio Begalke.
  1. Aproveite as festas típicas em Pomerode: você pode curtir a Festa Pomerana (janeiro), com comidas e danças típicas e a Osterfest (janeiro fevereiro e março), que conta com atrativos como a Osterbaum, uma grande árvore de Páscoa, onde é exibido o maior ovo de Páscoa do mundo, com 15 metros de altura.
  1. Conheça os atrativos de Pomerode: você também pode explorar o Museu Pomerano e conhecer a Vila Encantada, com fósseis e dinossauros em tamanho real, sendo um passeio ótimo para fazer com crianças. Conheça outros pontos turísticos de Pomerode.
  1. Saboreie os pratos típicos da Alemanha: quando o assunto é alimentação, você pode procurar por restaurantes típicos alemães, principalmente em Pomerode, mas, se quer começar devagar, recomendo que não vá embora sem experimentar as famosas cucas de banana e as roscas da região (isso você encontra em todas as cidades por aqui). São ótimas opções para o café da manhã ou café da tarde. Garanto que você não irá se arrepender!
  1. Conheça a cidade de Rodeio: outra cidade com forte influência italiana, ela conta com uma histórica vinícola (San Michele), uma linda cascata com vegetação ao redor (O salto) e é conhecida como a “Cidade dos Anjos”, possuindo até um caminho que termina na réplica do Cristo Redentor na cidade.
  1. Visite a cidade de Ibirama: nela você pode praticar rafting, rapel e caminhar por trilhas ecológicas. Visite também o Parque Nacional de Ibirama e conheça uma  variedade enorme de espécies de plantas e animais silvestres.
  1. Conheça a natureza de Doutor Pedrinho: trata-se de outra cidade repleta de cachoeiras, como a Salto Donner, a Véu de Noiva e a Cachoeira Paulista. Trata-se de uma ótima opção de bate-volta caso esteja em Timbó.

Aposto que você já sabia tudo sobre as praias de Santa Catarina! Mas agora é hora de concordar que o Vale Europeu também é mesmo uma região impressionante!

Afinal ela possuí várias cidades turísticas, com a vantagem de serem próximas uma das outras e extremamente ricassem cultura e natureza; esse é um destino que você precisa conhecer em Santa Catarina.

Aventure-se sozinho, com seus amigos ou família pelas trilhas e cachoeiras que o Vale Europeu tem a oferecer. Viva também a experiência das festas típicas de cada cidade; além de conhecer os museus, admirar as construções em enxaimel e provar os sabores dos pratos típicos, com gastronomia predominantemente alemã.

Espero que tenha gostado das dicas que te dei aqui e que elas te ajudem na sua organização de um passeio incrível ainda este ano se possível! Uma dica importante é reservar o hotel ou pousada que escolher com antecedência; dessa forma fica mais fácil planejar a logística dos eu roteiro. Para saber mais dicas de  passeios de moto, acompanhe o nosso blog!

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!