Saiba o que todo motociclista deve revisar antes de pegar estrada

motociclistas djjds

O preparo para uma viagem envolve muito mais do que apenas abastecer a motocicleta e sair mundo afora. É necessário ter cautela e realizar uma revisão minuciosa em sua máquina, verificando itens essenciais para seu bom funcionamento. Continue lendo.

Confira as peças que exigem maior atenção dos motociclistas antes de viajar

Pneus: Motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência. Verificar as condições dos pneus é vital antes de uma viagem. 

Essa conferência pode ser realizada por meio do TWI, relevo que se encontra entre os frisos. O desgaste indica que chegou o momento da troca. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes.

Kit de transmissão: Essencial para a pilotagem segura, responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, é fundamental que kit de transmissão seja verificado para garantir a segurança na estrada. 

Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Além disso, todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Filtros de ar, combustível e óleo: O cuidado com a troca dos filtros é essencial para o desempenho da moto em qualquer ocasião, e antes de uma viagem longa se torna ainda mais fundamental, visto que a falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o bom funcionamento do veículo. 

Cada motocicleta conta com um prazo específico para a troca dos filtros, tendo o tempo de vida útil dos itens determinado de maneira diferente de montadora para montadora.

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta: De funcionamento obrigatório nas estradas e rodovias pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem essencialmente ser verificadas. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos eminentes a segurança. 

É evidente que durante a noite a visibilidade nas estradas é muito menor, por isso as lâmpadas são cruciais, tanto para o motociclista ter uma visão melhor da pista, quanto para os motoristas de veículos grandes notarem a presença do motociclista, evitando todo o tipo de acidente.

Cabos de embreagem, acelerador e freio: Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados tem grande risco de estourar, colocando a vida do condutor em perigo. 

Leia também: Parque das emoções: viagem até a Serra das Canastra

O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, manutenção que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos, por exemplo, os itens da marca K-CABOS possuem uma proteção interna de nylon, ela é auto deslizante, por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil.

Acomode sua bagagem pensando na sua segurança

Quando o assunto é pegar a estrada de moto, excesso de bagagem é dispensável.

Se você conta em seu veículo com alforjes, malas laterais, baú ou bolsa de tanque vai ter espaço suficiente para levar tudo o que precisa.

Seja organizado também com os utensílios que você vai levar na viagem. Leve somente aquilo que for necessário.

Use equipamentos obrigatórios e de proteção

Questão essencial para garantir a segurança dos motociclistas é nunca sair de casa sem os equipamentos de proteção.

Tanto aqueles obrigatórios, quanto outros complementares que possam aumentar a segurança de quem costuma pegar a estrada de moto.

O capacete é indispensável nesta lista. Além de ser obrigatório para todos os ocupantes da moto, diminui a gravidade das lesões graves em até 70% dos casos e pode salvar vidas.

Acrescente nesta lista calçados reforçados e fechados para a proteção dos pés; roupas com tecidos resistentes; jaquetas com proteção para a coluna, ombros e cotovelos; e não esqueça das luvas.

Levar na bagagem roupas apropriadas para chuva também pode ajudar.

Mantenha sua atenção e dirija com prudência

Para finalizar, um último conselho. Ao pegar a estrada de moto dirija com cautela e muita atenção.

Mesmo motociclistas experientes, quando não precavidos, podem se envolver em acidentes. Portanto, não arrisque! Mantenha o foco na via e certifique-se de ver e ser visto.

Não beba se for dirigir; respeite os limites de velocidade; obedeça à sinalização; não force ultrapassagens e coloque a vida em primeiro lugar, sempre!

Gostou das nossas dicas? Confira mais em nosso blog.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!