Motocicletas que nos levam por vários caminhos, garantindo agilidade e mobilidade para as pessoas que estão cada vez mais atribuladas. As motos nos ajudam a ganhar tempo em meio ao trânsito cada vez mais intenso das grandes cidades.
Elas se tornaram ferramenta de trabalho de muitos brasileiros e vem se consolidando como uma importante alternativa para amenizar as aglomerações que acontecem sempre nos transportes públicos nos horários de pico.
Neste post, você conhecerá uma lista com as principais vantagens de comprar uma moto. Continue a leitura!
Maior facilidade de locomoção
É uma cena comum nas ruas você ficar parado com o seu carro em trânsitos e retenções, enquanto os motociclistas seguem viagem sem problemas. A grande vantagem da moto é a sua facilidade de deslocamento, já que o tempo necessário para chegar ao seu destino é menor.
Como o estresse com o trânsito e o tempo de viagem são menores, é possível aproveitar o dia de forma tranquila. Além disso, caso você precise resolver algum problema de forma rápida em outro lugar, a moto é mais prática do que o carro.
Esse veículo ocupa menos espaço, o que as tornam uma aliada nas viagens em que as estradas são estreitas ou irregulares. Em áreas mais afastadas dos grandes centros, é comum a necessidade de veículos maiores para evitar atolamentos ou problemas no assoalho. Com às duas rodas, é mais fácil encontrar espaços e se deslocar mais rápido.
Leia também: Veja os cuidados necessários ao andar de moto no frio.
Menor custo de manutenção
Assim como o valor de compra, o custo de manutenção de uma moto também é menor. Até pelo seu tamanho mais compacto, os reparos necessários são mais rápidos e baratos, o que também evita um período mais longo sem o uso do veículo, algo comum nos automóveis.
Serviços como alinhamento e balanceamento, que devem ser realizados com frequência nas quatro rodas, não são necessários na motocicleta.
Soma-se isso a pastilhas de freio, ar-condicionado e outros itens e, no fim do mês, o gasto não chega perto do carro. Outra vantagem é que as revisões obrigatórias também representam um custo menor.
Custo menor nos pedágios
A maioria dos pedágios brasileiros cobram a sua tarifa por eixo. Dessa forma, os motociclistas pagam apenas a metade do valor do que o motorista de automóvel comum.
Como algumas rodovias chegam a cobrar mais de R$ 20, isso pode garantir uma boa economia nas viagens.
Outro benefício é que não são todos os pedágios que cobram tarifa para motocicletas.
Existe um projeto de lei na Câmara dos Deputados para proibir essa cobrança, com a justificativa de que esse veículo praticamente não causa danos às estradas. O texto ainda não foi votado pelos parlamentares.
Menor poluição
Se não bastassem todas as outras vantagens, a moto é um veículo mais amigável com a natureza.
Por conta do seu consumo econômico de combustível e motor mais compacto, ela lança uma quantidade menor de dióxido de carbono e outros poluentes na atmosfera. Essa vantagem é encontrada com maior facilidade nas versões de 125 cilindradas.
Sensação de liberdade
Como a moto só transporta duas pessoas no máximo, é comum que os seus donos andem sozinhos.
A velocidade e vento no rosto rendem uma sensação de liberdade, garantindo uma renovação mental para o condutor. Além disso, a fuga do trânsito também evita momentos de estresse pelo excesso de veículos.
Apesar de todas as preocupações com a segurança e a possibilidade de quedas, comprar uma moto traz diversos benefícios para o seu dono.
Porém, é importante saber se ela se ajusta ao seu estilo de vida e também escolher um modelo que seja compatível com os seus deslocamentos. Uma boa compra pode fazer a diferença.
Quer saber dicas para adquirir e andar em segurança de motocicleta? Confira nosso site e saiba mais.