Mais fôlego e quilômetros para seu motor

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Velocidade é a paixão do brasileiro e o sonho da maioria dos motociclistas é adquirir uma máquina que ultrapasse os 300 km/h. Seja um dos modelos de motos usadas ou novinhas, algumas motos marcam os apaixonados.

Uma motocicleta potente sempre chama a atenção quando passa pela rua, não é mesmo? Elas são robustas, imponentes e tem um ronco do motor inigualável. Não precisa nem ser fã da categoria para perceber de longe que está vindo uma moto esportiva. Por isso elas atraem olhares e admiração por onde circulam.

Ao falar em sonhos, muitos motociclistas almejam chegar em uma máquina de alta cilindrada, com carenagem esportiva e toda personalizada. O mais interessante é que o alcance desse objetivo está cada vez mais fácil pela popularização de muitos dos modelos esportivos. Algumas motos deixaram as pistas e ganharam espaço nas ruas, ainda que com algumas modificações para que o piloto tenha mais moderação.

Como avaliar a durabilidade de um motor?

Algumas motos são famosas pela agilidade, economia e robustez do conjunto mecânico. Por isso é fácil ver alguns modelos com dez ou vinte anos de fabricação rodando pelas ruas das cidades país afora, enfrentando as mais adversas condições e intempéries como se fossem novas.

Leia também: Saiba o que todo motociclista deve revisar antes de pegar estrada.

É comum encontrar motos com dez anos de vida e quilometragem rodada suficiente para dar uma volta ao mundo. Nem sempre a moto é comprada zero-quilômetro, nesse caso é mais difícil precisar quanto o motor da moto já rodou, mas uma coisa é certa, o desgaste do motor existe de qualquer maneira, mesmo que você seja um exemplo de manutenção preventiva.

Quando revisar o motor de uma motocicleta?

Às vezes o costume de andar na moto todo santo dia, do mesmo modo e muitas vezes pelos mesmos lugares não nos deixa perceber que algo mudou ou está mudando no coração da motocicleta.

Não é preciso esperar o sinal da fumaça para notar que o motor está cansado; falta de potência, dificuldade nas partidas a frio e mudança no ruído também podem ser sintomas de fadiga do motor.

O melhor jeito de saber se o motor está realmente perdendo fôlego é através de equipamentos especiais capazes de medir a compressão e folgas internas, parâmetros.

Seja nas ruas ou nas pistas, as motocicletas de alta e baixa cilindrada merecem toda atenção e cuidado por parte dos pilotos. É preciso habilidade e treinamento para trafegar com essas máquinas, que atingem velocidades e agilidades inacreditáveis.

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