Ao perguntar para diversos motociclistas, você poderá obter respostas diferentes de qual é o momento certo para realizar a troca de óleo. Muitos optam por trocar o óleo a cada mil quilômetros. Outros, que geralmente usam a moto para trabalhar e consequentemente rodam mais, trocam toda semana.
Existem mitos que se popularizaram, como “troque o óleo sempre na metade do tempo recomendado pelo fabricante” e o principal motivo das informações serem tão divergentes, é que ainda existem dúvidas sobre o assunto.
Nesse artigo, queremos ajudar você, motociclista, que se preocupa com a manutenção da sua moto e pode estar se sentindo perdido no meio de tantas práticas diferentes.
Consulte o manual
Essa dica, por mais que seja óbvia, é essencial.
O manual do proprietário contém todas as informações que você precisa para poder usufruir da sua motocicleta sempre nas melhores condições.
As recomendações dos fabricantes sobre o intervalo entre cada troca e o tipo correto de óleo estarão lá.
Realizar a troca de óleo a cada semana ou após 1000 km é um desperdício de dinheiro e gera resíduos desnecessários para o meio ambiente.
O mecânico da concessionária autorizada recomendou a troca de óleo antes do período indicado no manual. O que fazer?
É por acreditar que essa prática seria capaz de fazer o motor durar mais que alguns mecânicos, mesmo recebendo treinamento, continuam sugerindo isso.
Essa ideia, que agora é reconhecida como mito, se originou na década de 1980. Nesse período, o óleo tinha durabilidade menor, mas com o passar do tempo, os lubrificantes evoluíram em conjunto com as motos.
Anteriormente, os óleos atendiam normas mais antigas da API (American Petroleum Institute) e agora, muitos atentem à norma API S, que é mais moderna e permite um espaçamento maior entre as trocas de óleo.
Não deixe de verificar o nível do óleo
Para evitar problemas, sempre verifique o nível do óleo entre as trocas.
Independente da quilometragem indicada no manual do proprietário, verifique o nível periodicamente. Muitas pessoas esquecem que o óleo também evapora e isso ocorre principalmente quando a refrigeração da moto não é das melhores, como algumas scooters.
Veja se o óleo está abaixo da marca na vareta ou visor e se for necessário completar, utilize o mesmo tipo de óleo. Utilizar fluídos diferentes pode fazer com que ambos percam suas características e não funcionem corretamente.
As instruções de como verificar o nível também estão presentes no manual do proprietário.
As condições influenciam no intervalo ideal para a troca de óleo
Motociclistas que pilotam em altas rotações por longos períodos de tempo ou em muitas rotas não asfaltadas, a troca de óleo deve ser feita em um intervalo menor (essa informação também costuma constar no manual).
Outro fator que deve ser levado em consideração é a validade do óleo. Após sair da embalagem original, a duração é de seis meses. Então, mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada para a troca, após seis meses, o óleo deve ser substituído.