Como cuidar da sua moto na quarentena

moto e quarentena

Diversos pilotos e personalidades do universo das duas rodas aderiram à campanha #RidersAtHome (“pilotos em casa” ou “motociclistas em casa”, em tradução livre) durante a quarentena.

A campanha liderada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) pede que os motociclistas deixem suas motos na garagem, reforçando a mensagem das autoridades de saúde do mundo inteiro para auxiliar na contenção do COVID-19.

Embora o prazer de pilotar seja indescritível, no cenário atual, pode significar se expor a um risco sem necessidade.

Segundo o comunicado da Federação, “embora ainda seja permitido pilotar em alguns países – a FIM está solicitando que todos os motociclistas mantenham suas motocicletas estacionadas para reduzir o risco de acidentes e lesões que poderiam ocupar recursos valiosos de saúde durante um período em que já está sob grande pressão”.

Assim como a quarentena que estamos vivendo, o “isolamento” das motocicletas também necessita de cuidados, para garantir que sua companheira de duas rodas esteja pronta para sair por aí quando tudo voltar ao normal.

A seguir, separamos algumas dicas valiosas de mecânicos para cuidar da sua moto durante a quarentena.

  • Proteção

Como sua moto vai ficar parada por um tempo, considere utilizar uma capa para protegê-la.

Além de garantir a proteção contra poeira e resíduos, se você tiver um bichinho de estimação, a capa previne que o pet morda as partes plásticas ou urine nas rodas, o que pode ocasionar corrosão nelas e nos raios.

  • Lubrificação

Não se esqueça de lubrificar a corrente antes de deixar sua moto estacionada.

Escolha o produto indicado para isso, que possua fixador e não prejudique os retentores de borracha e nem acumule resíduos.

  • Fique atento aos pneus

É importante não deixar os pneus murchos. Antes de começar a quarentena, calibre com a pressão indicada pelo manual do fabricante.

Caso seja possível, utilize o apoio do cavalete central para não sobrecarregar os pneus e dar um ‘descanso’ para o amortecedor traseiro.

  • Bateria

Esse item é o que mais necessita de atenção enquanto sua moto estiver parada.

O desuso pode fazer a bateria perder a carga e a capacidade necessária para dar partida quando você precisar sair.

Ligar a moto e dar algumas voltas no quarteirão para que o sistema elétrico recarregue a bateria é uma ótima opção para quem reside em condomínio fechado ou em bairros tranquilos.

Se esse não for o seu caso, para problemas com a carga, pode-se desligar o polo negativo da bateria.

Para motos que a bateria não esteja ao alcance do motociclista, uma opção é colocar o descanso lateral ou o cavalete central em cima de uma tábua de madeira, isolando a moto, para evitar a fuga de carga da bateria.

  • Documentação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompeu o prazo de alguns processos e procedimentos, já os Departamentos de Trânsito (Detran) dos estados suspenderam os atendimentos presenciais a fim de evitar aglomerações.

Desde 20 de março, o prazo para a conclusão do processo de habilitação foi estendido de doze para dezoito meses.

Prazos dos serviços como defesa de autuação, indicação do condutor, recursos de multa, defesa processual, cassação do documento de habilitação e recursos de suspensão do direito de dirigir foram interrompidos por tempo indeterminado.

Não esqueça: o prazo para o recolhimento do IPVA e licenciamento ainda são válidos, já que esses serviços podem ser feitos online. No portal do Detran-SP, pode-se realizar mais de 40 serviços online e para sanar possíveis questões, a seção “Dúvidas Frequentes” está disponível para todos os cidadãos.

 

Cuide de você, da sua família e amigos. Sairemos dessa mais fortes, prontos para pilotar cada vez mais longe!

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!