Fazer uma viagem acompanhado é, provavelmente, uma grande parte do motivo pelo qual você comprou uma moto – mas às vezes, um pouco de tempo para você viajar sozinho, pode ser uma ótima maneira de explorar o outro lado da pilotagem.
As viagens somente em própria companhia são obrigatórias em algum momento da vida, já que são uma oportunidade de experimentar a aventura do seu jeito: sem se preocupar em fazer os planos funcionarem e em manter todos felizes. Você conhecerá novas pessoas ao longo do caminho, aprenderá sobre si mesmo e vivenciará novas aventuras, onde poderá ver coisas que nunca viu antes.
Siga nosso conselho: faça uma viagem para onde quiser, quando quiser – mas primeiro, esteja preparado.
Continue a leitura a seguir e veja algumas dicas excelentes para se manter seguro ao fazer uma viagem sozinho de moto!
Cuide do seu bem-estar
Certifique-se de que está com a mente boa para operar sua motocicleta e nunca tenha pressa para chegar a algum lugar.
Durante o passeio, ao fazer uma parada para almoçar ou jantar, não beba e dirija. Alguns acreditam que o mito de uma ou duas bebidas não é perigoso. Na verdade, uma bebida em apenas pode fazer diferença no tempo de reação e você pode se encontrar em sérios problemas, especialmente se outro motorista fizer uma curva à esquerda na sua frente!
Use equipamento de segurança
Use capacetes completos, jaquetas de couro, luvas, calças de motociclista e botas de motociclista, pois esse equipamento de segurança realmente faz a diferença.
Capacetes salvam vidas!
Faça revisão da moto
Antes de sua viagem solo, certifique-se de que sua motocicleta esteja em boas condições. A única companhia que você tem nessa viagem é a sua moto, por isso preste atenção no seu estado. Verifique pela manhã antes de sair e verifique-a novamente quando chegar à noite.
Preste atenção especial nos pneus e no som do motor. Você sabe fazer uma manutenção básica? De quais ferramentas você precisaria para um conserto simples se o seu equipamento quebrasse na estrada?
Também é aconselhável encontrar um mecânico de confiança para trocas de óleo programadas e manutenção geral. A maioria dos mecânicos se orgulha de seu trabalho e inspeciona as motos em quaisquer problemas, como banda de rodagem, pastilhas de freio e similares. A falta de manutenção pode resultar em condições perigosas repentinas e inesperadas.
Verifique a previsão do tempo
Confirme a previsão do tempo antes de iniciar o passeio. Conhecendo a previsão do tempo, é menos provável que tenha surpresas e pode planejar a sua viagem de acordo.
Em dias quentes e ensolarados, o melhor é se proteger com protetor solar e uma camisa de manga longa, pois as camisetas de manga longa ajudam a mantê-lo hidratado. Há alguns que se sentem confortáveis pilotando na chuva e outros não. Um piloto mais experiente, especialmente em um passeio mais longo, carrega um capacete extra (um capacete integral), pois meios capacetes não são bons para tempo chuvoso e sua visão pode ser drasticamente reduzida quando a chuva atinge seu rosto, seus óculos ou óculos de proteção, ou pior ainda, às vezes embaça.
Também é bom ter sua capa de chuva a bordo no porta-bagagens. Com a tecnologia de hoje, podemos verificar periodicamente a previsão em nossos celulares, para ver quais condições climáticas estão por vir.
Use roupas visíveis
Ao andar sozinho, é mais importante do que nunca ser visto por outras pessoas. Nos últimos anos, tenho visto mais pessoas usando um colete de equitação laranja ou amarelo sobre a camisa, às vezes em cores fluorescentes brilhantes.
A maioria dos coletes de segurança tem materiais reflexivos que são bons para condições noturnas ou de chuva, muito úteis para que outros motoristas ou motoristas vejam você.
Viaje com o Sol
Tente estar em sua motocicleta quando o sol nascer – assim, você terá o dia todo para percorrer a estrada antes de escurecer. A noite é a hora mais perigosa para viajar, e os motociclistas correm um risco ainda maior, especialmente em lugares remotos ou rurais.
Se você partiu tarde e andou o dia todo, não continue noite adentro – dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Vá para a cama cedo e tenha uma boa noite de sono para que no dia seguinte, você possa começar com o sol novamente.
Não confie no seu aplicativo de mapa
Mapas da Apple ou GPS são ótimos, mas o que acontece quando o telefone para de funcionar ou quando você está em uma área sem serviço?
Os mapas de papel cabem perfeitamente na sua bolsa e podem ser muito úteis!
Mantenha-se hidratado
Você realmente não pode se dar ao luxo de ficar desidratado em uma longa viagem. A desidratação pode causar fadiga, dores de cabeça, dores musculares e náuseas, e pode, eventualmente, fazer com que você desmaie.
Certifique-se de ter bastante água com você no início de cada dia – mais do que você precisa. Água é uma coisa que você realmente não pode deixar de lado, especialmente em dias quentes.
Seguindo as nossas dicas, com certeza você estará pronto para o seu passeio sozinho de moto!
Gostou do conteúdo? Leia também Dicas para a primeira viagem de moto