Com a manutenção regular, seus novos pneus continuarão funcionando até o dia em que você tiver que substituí-los. Os pneus se desgastam gradualmente, por isso pode ser difícil determinar o ponto em que a deterioração no desempenho é motivo de preocupação.
Por isso selecionamos algumas dicas importantes que podem te ajudar nesse momento!
Boa leitura!
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Manter a pressão correta dos pneus
Crie o hábito de verificar a pressão dos pneus regularmente (a cada 2-4 semanas), pois a pressão adequada dos pneus pode tornar a direção muito mais segura e fazer com que eles durem mais.
Verifique de preferência logo de manhã ou sempre que os pneus estiverem frios. Eles aquecem enquanto você dirige, o que pode afetar sua leitura.
Certifique-se de verificar cada pneu. Se a queda de pressão for excessiva, é hora de pedir ajuda à sua oficina.
Você pode ter um vazamento lento causado por aros mal ajustados ou uma válvula com defeito.
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Verificando a banda de rodagem dos pneus
A condição da banda de rodagem do pneu é um indicador da saúde da sua moto. As verificações regulares dos pneus podem ajudar a diagnosticar problemas potenciais que podem exigir intervenção profissional. Inspecione seus pneus pelo menos uma vez por mês, bem como antes e depois de viagens longas.
Os sinais de alerta para as barras de desgaste da banda de rodagem são visíveis: essas barras de borracha dura são projetadas para serem visíveis quando a banda de rodagem do pneu estiver gasta. Se essas barras de desgaste do piso aparecerem, é hora de comprar um novo conjunto de pneus. Se não tiver certeza de onde eles estão, você verá uma marca na parede lateral que indica onde olhar.
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O medidor de profundidade do pneu indica banda de rodagem desgastada: deve haver um mínimo de 2-3 mm de profundidade da banda de rodagem. É uma boa ideia comprar um medidor de profundidade de banda de rodagem barato para verificar se seus pneus atendem ao mínimo legal. Certifique-se de fazer medições no interior e no exterior dos seus degraus.
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Pequenos objetos ficam alojados na banda de rodagem: não é incomum que pequenos objetos fiquem presos em sua banda de Se estiverem presos na ranhura, retire-os com cuidado, tomando cuidado para não danificar o pneu. Se você encontrar algo que parece ter passado pela borracha, como um prego, deixe-o dentro até chegar a uma garagem. Caso contrário, é provável que você acabe com um pneu furado.
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Os pneus estão gastos do lado de fora: Se você notar que os pneus estão gastos em ambas as bordas, pode ser necessário enchê-los ou verificar se há vazamentos. Os pneus perdem ar naturalmente, mas dirigir com pneus murchos consome mais combustível e aumenta o risco de acidentes.
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Desgaste excessivo no centro da banda de rodagem: se o centro da banda de rodagem estiver desgastando mais do que as bordas externas, você pode ter enchido demais os pneus. Isso pode aumentar o risco de um pneu estourar. Encontre as especificações do fabricante, obtenha um medidor de pressão e esvazie até o nível de pressão recomendado.
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Substituição de pneus
A inspeção e manutenção regulares de seus pneus ajudarão a prolongar sua vida útil, mas todos os pneus acabarão por se desgastar.
A vida útil do pneu varia. Depende dos seus hábitos de condução, do clima em que vive e da forma como faz a manutenção dos pneus. Todos os pneus se desgastam ou ficam danificados e, eventualmente, precisarão ser substituídos.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que a partir de hoje você redobre o cuidado com os seus pneus para evitar surpresas desagradáveis, combinado?