Se selecionado e instalado corretamente, um pára-brisa ou balão não só aumenta o prazer de andar, mas também melhora a versatilidade e o desempenho da motocicleta. É um bom investimento, pois certamente aumentará o seu conforto durante uma viagem de moto.
Quando você está na estrada, viajando longas distâncias em um passeio de bicicleta, e a sensação de “vento em seu rosto” se transforma em “vento, chuva, insetos em seu rosto e dor no pescoço”, você logo começará a pensar sobre comprar um pára-brisa para sua motocicleta.
A principal função do pára-brisa de uma motocicleta é desviar o vento do corpo do motociclista, pois, sem o utensílio, o vento sopra contra o peito do piloto e ele tem que endurecer o corpo para compensar.
Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre as vantagens do para-brisa e do defletor!
Quais os benefícios do para-brisa?
Você também ouvirá melhor o motor da sua bicicleta devido à redução do ruído do vento. O para-brisa mais eficaz é o que possui menos resistência ao vento, que o afasta da cabeça e do tronco do motociclista.
Essa resistência depende de vários fatores – da altura e postura do ciclista ao andar de moto, suas roupas, do modelo da motocicleta, dos acessórios instalados, da distância do solo e da inclinação do para-brisa.
Pesquisas mostram que um para-brisa com inclinação e formato adequados também reduz o atrito, o consumo de combustível e o desgaste da moto durante a viagem. Os melhores são aqueles que permitem o ajuste conforme à altura do ciclista, proporcionando mais fluxo de ar em dias quentes e menos fluxo de ar em climas frios ou chuvosos.
Leia também: Quais os principais erros em uma viagem de moto?
No entanto, se sua bicicleta não tiver esse recurso ou peça, você pode instalar uma nova ou substituir a original por uma mais adequada para sua altura.
Algumas marcas de motocicletas oferecem modelos opcionais para os clientes escolherem, e o mercado está pronto para oferecer uma variedade de opções para se adequar ao estilo e ao bolso da sua motocicleta.
Como o para-brisa deve ser usado?
Recomenda-se que o para-brisa tenha uma altura máxima na linha do nariz quando o motociclista estiver sentado ereto na motocicleta.
Porém, mesmo na altura certa, dependendo da inclinação e do formato do pára-brisa, ele pode direcionar o vento diretamente para o capacete, balançando a cabeça e tornando a direção desconfortável e irritante.
Mas atenção: a maioria das peças anunciadas no mercado brasileiro, embora chamadas de defletores são, na verdade, “extensões”, que, por estarem no mesmo alinhamento da curva do pára-brisa, só aumentam sua altura, desempenhando o papel de um grande para-brisa.
Qual a importância do defletor?
O defletor tem a função de captar o vento turbulento e projetá-lo a uma altura maior que a altura da própria sala, por isso não tem as desvantagens de um grande para-brisa. Quando o vento atinge o para-brisa, ganha pressão ao percorrer a sua superfície.
Ao passar entre o para-brisa e o defletor ele é comprimido e, como não tem a ação do vento frontal, desenvolve propulsão e força, sendo lançado numa altura que varia de 30 a 40 cm, proporcional à velocidade da moto, ou seja, quanto mais rápida a moto estiver, mais protegido do vento forte o piloto estará.
Está em busca de uma moto com todos os itens de segurança para o seu dia a dia? Entre no site da AL7 Motos e confira os nossos modelos!