É normal ouvir que pilotar moto é perigoso, mas isso não é uma verdade absoluta. A moto não é um veículo perigoso.
A moto é muito escolhida pela liberdade e praticidade que dá aos motociclistas, mas quem utiliza a moto no dia a dia precisa ter cautela na hora de dirigir.
A pessoa pode estar conduzindo a moto de maneira errada sem tomar os cuidados essenciais na hora de pilotar. Com isso, o uso da moto se torna perigoso.
Acompanhe o conteúdo deste artigo para compreender como pilotar a moto sem que isso se torne algo perigoso.
Saiba como pilotar a sua moto sem ter perigo
Reafirmamos que pilotar uma moto não é perigoso e o risco de acidentes diminui consideravelmente se o motociclistas for cauteloso com alguns pontos que listamos a seguir.
Use equipamentos certos
Você precisa estar de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), onde é dito que é obrigatório o uso de capacete adequado no tamanho correto e com faixas que refletem a luz.
Nas mãos, você pode utilizar luvas com uma aderência que evite que a mão escape do guidão da moto. Para os pés, o ideal é usar sapatos fechados que cubram o tornozelo.
Além disso, as roupas ideais para quem anda de moto são uma calça jeans e uma jaqueta.
Respeite os limites de velocidade
Lembre-se sempre de andar na velocidade correta que está sendo indicada pela sinalização de trânsito.
O excesso de velocidade é crime e pode causar acidentes terríveis. Respeite as velocidades determinadas nas vias de circulação para não se arriscar.
Evite frear subitamente
Ao frear muito rápido, o seu corpo é jogado para frente e isso te fará perder o equilíbrio.
Por isso, é muito importante manter a velocidade certa e também a distância correta entre os veículos que estão na sua frente, ao lado e atrás.
Manter a distância segura entre os veículos evita que veículos encostem na sua moto quando você freia e causem um acidente.
Atenção nos cruzamentos
Jamais acelere nos cruzamentos para que um acidente não aconteça, mesmo que você esteja na preferência. Reduza a velocidade no cruzamento e confira se não há nenhum veículo se aproximando.
Qualquer desatenção em um cruzamento é capaz de causar uma situação de perigo para os motoristas.
Leia mais: 7 Passos Para Comprar Sua Primeira Moto
O clima influencia o trânsito
A cautela no trânsito precisa ser redobrada em dias mais chuvosos, visto que a pista fica muito molhada e a visibilidade se torna difícil.
Este é um dos motivos para a moto e principalmente os pneus estarem sempre com as revisões em dia. Procure pneus adequados para a sua moto e que sejam de boa qualidade.
Não economize com a sua segurança e invista em melhores recursos para a sua moto.
Dirija da maneira correta, não precisa ir correndo. Tenha sempre atenção ao seu redor, cuide do trânsito a sua volta, não somente de você, isso te ajudará a ter um maior reflexo caso precise agir de imediato para evitar um possível acidente.
Pilotar moto não é perigoso, basta ter consciência
Muitos pensam que a moto é perigosa porque os condutores e passageiros estão relativamente vulneráveis.
Contudo, ao manter todos os cuidados citados acima e pilotar com consciência, a moto se torna um veículo bastante seguro.
Fique atento às regras de trânsito e mantenha-se atualizado sobre as formas de ter uma direção defensiva. Esteja ciente na hora de adquirir a sua moto de que todo o cuidado no trânsito é válido.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da AL7 Motos, produzimos sobre motos, dicas de condução e outros assuntos relacionados.