5 Dicas para quem é novo no mundo das duas rodas

duas rodas

É apaixonado pelo mundo das duas rodas, mas tem ainda dúvidas ou medos que o impedem de curtir a pilotagem como deveria?

Não se preocupe, você não está sozinho!

Geralmente quando perguntamos a alguém porque ele(a) prefere a moto, a resposta pode ser: agilidade, economia ou simplesmente a paixão por pilotar, entre outros motivos. Mas ao perguntarmos à uma pessoa porque ela não compra uma moto, a resposta geralmente é a mesma: medo.

Nós entendemos essa reação, de fato a velocidade e falta de proteção externa que encontramos em outros veículos pode ser um fator de decisão para alguém optar por não comprar uma moto.

O medo é um instinto natural e muitas vezes ele existe sem nem que a pessoa tenha pilotado uma vez na vida, ou que tenha vivido uma experiência desagradável.

Mas entenda: o medo é essencial e é também o primeiro passo para te preparar para ser um piloto habilidoso!

Confira as nossas dicas e seja bem-vindo ao nosso mundo!

  • Respeite o seu medo

Como dissemos, o medo é um instinto natural, existente em nós para a nossa própria proteção e sobrevivência.

A melhor forma de controlar o seu medo é o conhecimento e a experiência.

Quanto mais você conhece a sua moto e tudo o que as duas rodas tem a oferecer, sua dinâmica, seus pontos fortes e fracos e as formas de se proteger, maior será a sua segurança ao dirigir.

Dificilmente você sairá de um CFC (centro de formação de condutores) com todas essas habilidades, mas tenha auto confiança e persista no seu aprendizado.

  • Escolha a moto certa para VOCÊ!

Muitas pessoas acabam escolhendo a moto com base na experiência de outras pessoas, ou porque é um lançamento, ou porque o visual é atraente.

Mas principalmente quando falamos em principiantes, esses não são os requisitos certos a considerar para a escolha da sua primeira moto, uma vez que algumas motos exigem maior empenho físico e conhecimento técnico para conduzir.

Para uma primeira moto, uma utilitária pequena e um scooter são boas opções.

Defina também o seu objetivo com a moto, se é para rodar exclusivamente na cidade e enfrentar o congestionamento, jamais opte por uma moto grande e pesada, ou se fará uso misto entre cidade e estrada, opte por uma moto que tenha bom desempenho nas suas situações.

  • Respeite seus limites e as leis de trânsito

Parece óbvio, mas muitos motociclistas acreditam que por serem menores e mais ágeis do que os carros, podem burlar algumas regras de trânsito.

Não faça isso, aja corretamente e assim poderá evitar acidentes e multas.

Evite também imitar o comportamento de motociclistas mais experientes, cada um no seu tempo e no seu limite de habilidade, ok? Preocupe-se sempre com a sua segurança e das pessoas ao seu redor, o mundo das duas rodas pode ser perigoso para quem não é cauteloso.

  • Mantenha a calma

Para se dar bem dirigindo uma moto é preciso entender a diferença entre: ter pressa x não querer perder tempo. A moto por si só será mais ágil no meio do congestionamento das grandes cidades, mas isso não significa que você precise ter pressa, isso poderá ocasionar acidentes desnecessários.

Como exemplo, em São Paulo, a média de velocidade durante os horários de pico fica por volta de 12 km/h. Nessas mesmas condições uma moto consegue rodar a 40 km/h sem correr riscos, mais que o dobro da média.

Por esse motivo o motociclista não precisa correr para ganhar tempo, uma vez que ele já não perde tempo rodando normalmente.

Leia também: 5 Dicas para deixar sua moto sempre com cara de nova!

  • Realize as revisões sempre que necessário

Os itens que mais geram acidentes quando não há revisão correta são: pneus, luzes e relação de transmissão.

Acidentes causados por algum defeito nessas três áreas poderiam ser evitados se a revisão acontecesse no momento certo, logo quando identificado o problema.

Num carro por exemplo, como são 4 pneus, quando um está precisando de revisão, ainda existem 3 que podem segurar o tranco, na moto, sendo apenas 2 pneus, quando um deles falha, ou tem algum problema, a chance de acontecer um acidente é muito maior.

Então fique atento às revisões e nunca as subestime.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a dominar o seu medo ou sua insegurança e tenham te deixado um pouco mais confiante para pilotar!

Siga-as à risca e aproveite o melhor que a moto pode te oferecer!

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!