Atenção! Dicas para evitar que sua moto seja roubada

Moto Roubo

Ter qualquer um de seus bens pessoais roubados é perturbador, mas ter sua motocicleta roubada pode doer muito. Para a maioria dos motociclistas, as motocicletas não são apenas um meio de transporte – são motivo de orgulho e alegria.

Mas, por mais amadas que essas motos sejam, os ladrões também amam roubá-las. O fato é que bicicletas são dinheiro fácil para criminosos: fáceis de levar, fáceis de separar e fáceis de vender. Segundo uma pesquisa, no Estado de São Paulo, uma moto é roubada a cada 4 horas.

Ao passo que não podemos fazer muito para tornar as motocicletas menos atraentes para os ladrões, o que podemos fazer é assumir a responsabilidade por nossa própria segurança e tornar as motocicletas as mais difíceis de roubar possível.

Dito isso, nossa recomendação consiste nas seguintes medidas de segurança:

1) Sempre trave sua direção

Isso deve ser óbvio. Isso já faz parte da sua moto e leva um segundo para fazer. Crie o hábito de travar a direção toda vez que descer da sua motocicleta.

2) Use uma capa

“Longe da vista, longe da mente” é a ideia aqui. Usar uma capa de motocicleta, especialmente uma muito indefinida (ou mesmo simplesmente feia), evita que você chame a atenção de ladrões. Se um ladrão realmente quiser saber o que está lá embaixo, ele terá que se aproximar da moto, possivelmente disparando alarmes e se expondo às câmeras de vigilância, então também é um impedimento.

Leia também: 5 Dicas para quem é novo no mundo das duas rodas

3) Use uma trava de disco forte e de alta qualidade

Eles são relativamente pequenos e fáceis de transportar, portanto, são básicos. Se você deixar sua bicicleta sem vigilância por longos períodos em locais públicos, você pode até querer usar duas, uma para cada roda. Pegue dois tipos diferentes, porque há menos chance de o ladrão saber como abrir os dois.

Além disso, prenda os bloqueios de disco de uma forma que minimize a distância que sua bicicleta pode rolar, como contra a pinça ou o braço oscilante. Os bloqueios de disco com alarmes integrados são uma ideia ainda melhor; não apenas cuidam do componente de alarme, mas também o lembram de que estão lá para que você não tente acidentalmente sair com ele ligado (o que na verdade acontece muito!)

4) Use uma corrente forte e de qualidade e uma âncora segura

Muitas correntes são facilmente derrotadas por alicates e, acredite, os ladrões possuem bons alicates. Não economiza na compra da corrente; obtenha uma grossa e de alta qualidade. Elas ainda podem ser cortadas – mas o uso de alicate de corte de 1,2 m de comprimento e tochas de acetileno torna um pouco mais óbvio que um crime está acontecendo. Passe-a pela armação ou por um braço oscilante travado, se puder. Se for necessário prendê-la em uma roda, use a roda traseira, que é mais difícil de remover.

Prenda a corrente de forma que ela fique fora do solo, onde possa ser cortada ou cinzelada mais facilmente (você pode torcer a corrente para encurtá-la conforme necessário). Lembre-se de que uma corrente só é boa quando está ancorada; fixe-a em algo impossível de cortar, como um pilar ou um poste de luz. É inútil ter uma corrente cara, de alta qualidade, enrolada em torno de um poste de madeira (e sim, isso acontece).

5) Utilize um sistema de alarme

A maioria dos criminosos comuns não tem habilidade ou ferramentas elétricas para encontrar e desarmar um alarme, então este é um bom impedimento para a maioria dos ladrões. Melhor ainda, muitos alarmes vêm com sistemas de pager que podem alertá-lo de que alguém está mexendo com sua bicicleta, e até mesmo com rastreamento GPS para que você possa ver exatamente onde está com um aplicativo de navegação, caso seja capturado.

Gostou dessas dicas? Já utiliza alguma delas para proteger a sua moto ou tem alguma dica diferente? Conta pra gente nos comentários!

 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!