Economize Combustível na sua Moto com 7 Estratégias Simples

Economize Combustível na sua Moto com 7 Estratégias Simples

Quando se trata de economizar combustível na sua moto, saiba que pequenas mudanças no seu comportamento e na manutenção do veículo fazem uma grande diferença. 

Mas não se preocupe: se você quer mesmo gastar menos combustível no dia a dia, não será preciso gastar seu dinheiro em outras áreas relacionadas à moto.

No artigo de hoje, você vai conferir sete estratégias simples para economizar combustível na sua moto. Faça uma boa leitura e aproveite o conteúdo.

1. Manutenção regular

Primeiramente, a manutenção regular da sua moto é indispensável para que ela funcione como o esperado. Trocar o óleo e garantir que as velas de ignição estejam em bom estado são alguns dos passos indicados.

Entenda que um motor devidamente cuidado funciona de maneira eficiente, o que se traduz em menor consumo de combustível.

Além disso, é importante verificar a pressão dos pneus frequentemente. Pneus cheios reduzem a resistência ao rolamento.

Ou seja, a moto não precisa trabalhar tanto para se mover e, consequentemente, há economia de combustível e um aumento da vida útil dos pneus.

2. Dirija de modo suave

Uma das estratégias mais eficazes de economizar combustível é adotar um estilo de condução suave. Evite acelerações bruscas e frenagens repentinas, pois essas ações exigem mais energia do motor e mais combustível. Tente antecipar o trânsito à frente e mantenha uma velocidade constante sempre que possível.

A escolha das marchas também impacta o consumo de combustível. Por isso, busque manter o motor em uma faixa de rotação eficiente, sem forçá-lo demais. Trocar de marcha no momento certo vai deixar o consumo de combustível baixo.

3. Planeje seus deslocamentos

Inegavelmente, planejar seus deslocamentos com antecedência vai resultar em economia de combustível a longo prazo.

Evite horários de pico e rotas congestionadas, pois o trânsito lento e paradas frequentes aumentam o consumo de combustível. Então, utilize aplicativos de navegação para encontrar as rotas mais rápidas.

Outra dica é combinar múltiplas tarefas em um único deslocamento. Em vez de fazer várias viagens curtas, tente agrupar suas tarefas em um único percurso. Isso não apenas economiza combustível, mas também reduz o desgaste da moto.

4. Reduza o peso na moto

Sem dúvida, o peso extra na moto aumenta o consumo de combustível. Portanto, leve apenas o essencial quando estiver com ela.

Itens e cargas pesadas devem ser evitados, a menos que sejam extremamente necessários. Também verifique se não há objetos esquecidos nos compartimentos da moto.

Confira este artigo também: KTM 390 Duke: Conheça a Moto com Condução Ágil e Tecnologia de Ponta

5. Use combustível de qualidade

A qualidade do combustível que você utiliza tende a afetar diretamente o desempenho do motor e a economia de combustível.

Afinal, combustíveis de baixa qualidade costumam conter impurezas que afetam a combustão e reduzem a eficiência do motor. Dessa forma, sempre abasteça em postos de confiança que você sabe que oferecem combustível de qualidade.

6. Utilize o freio motor

O freio motor é uma técnica recomendada para reduzir o consumo de combustível e aumentar a segurança na pilotagem.

Em vez de depender exclusivamente dos freios, reduza a velocidade gradualmente ao tirar o pé do acelerador e usar as marchas adequadas para a velocidade. Aliás, isso também vai diminuir o desgaste dos freios.

7. Cuide do sistema de arrefecimento

Tenha em mente que o sistema de arrefecimento da sua moto desempenha um papel crucial na manutenção da eficiência do motor.

Obviamente, um motor que funciona em uma temperatura ideal consome menos combustível. Nesse sentido, se certifique que o radiador está limpo e com funcionamento correto, bem como verifique o nível de fluido de arrefecimento regularmente.

Na AL7 Motos, você encontra motos econômicas

Está em busca de motos que tragam mais economia no fim do mês? Se a resposta for sim, a AL7 Motos é o lugar certo para você.

Com modelos novos e seminovos devidamente inspecionados, você terá a certeza de que vai comprar uma moto em ótimo estado. Entre em contato com a AL7 Motos agora mesmo ao clicar aqui e preencher o formulário.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da AL7 Motos, produzimos sobre economia de combustível, modelos de motos, dicas de pilotagem e outros assuntos relacionados.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!