Fazer uma viagem para o Atacama de moto é, sem dúvida, uma sensação que só quem já foi sabe descrever. O Deserto do Atacama é considerado o mais alto e mais seco do mundo e possui cerca de 105 mil km², em sua maior parte no Chile, mas também estende-se pelo Peru, Bolívia e Argentina.
Com suas paisagens deslumbrantes, apresenta diversas lagoas cristalinas em meio à vulcões, picos nevados e a Cordilheira dos Andes. Um verdadeiro paraíso!
Mesmo com toda essa imensidão, devido à sua aridez, há poucas vilas e povoados em meio ao deserto, sendo que a mais conhecida é a região de Antofagasta, onde se localiza a famosa vila de San Pedro do Atacama. Com sua população de pouco mais de 4 mil habitantes, é destino e principal ponto de encontro dos aventureiros que fazem a travessia do deserto.
Como é viajar pelo Deserto do Atacama de moto?
As estradas da região são bem conservadas e sinalizadas, garantindo um passeio tranquilo para quem planeja cruzar o Atacama de moto. Para os mais aventureiros, que curtem um desafio off road, também não falta diversão!
Por falar em diversão, além dos passeios de moto e veículos 4×4, muitos turistas praticam trekking e mountain bike pela região, atrás de salinas, gêiseres, vulcões, cânions e as já citadas lagoas coloridas e cristalinas. Também se encontram sítios arqueológicos e históricos, com múmias de mais de mil anos. Aventura, esporte e cultura em um único lugar!
Em San Pedro do Atacama, há alguns dos locais mais visitados pelos mais de 150 mil turistas que passam pelo deserto anualmente, veja quais são:
- Valle de la Luna e Valle de La Muerte: aqui se encontram algumas das paisagens mais famosas do Atacama. As areias tomam vários tons de amarelo-dourado, vermelho, cinza e um pôr do sol incrível… Já teve até motociclista pedindo a garupa em casamento no Valle de la Luna, acredita?
- Geysers del Tatio: terceiro maior campo geotermal do planeta! As erupções acontecem ao amanhecer do dia. Com o caminho demarcado, o turista passeia entre as chaminés que expelem água e vapor. Esse fenômeno acontece em poucos lugares do mundo!
- Salar de Atacama: uma das maiores salinas do mundo, encontra-se próximo à Laguna de Chaxa, ponto de observação dos famosos flamingos. À noite, o lugar se torna um dos melhores pontos de observação astronômica do mundo, com seu céu límpido e quase nenhuma poluição luminosa.
- Lagunas Altiplânicas: estando a mais de 4 mil metros de altitude, não há vegetação e a paisagem exibe montanhas e vulcões, com vários tons de cinza causados pelo efeito do sal e do vento. É uma das paisagens mais famosas do Atacama.
- Sala de Tara: em meio à areia os “Monjes de la Pacana” impressionam pelas formas e tamanhos. É um trecho de off road e caminhadas leves.
Quais são as principais recomendações para viajar pelo Atacama de moto?
Se você está na ansiedade para embarcar em uma viagem ao Atacama de moto (ou deseja retornar mais uma vez), veja algumas dicas essenciais para não passar por apuros na viagem:
Melhor época
Vale a visita em qualquer época do ano! No entanto, as datas de visitação podem fazer muita diferença no seu passeio, principalmente se você for de moto.
- A melhor época é no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro. Apesar do forte calor, a sensação térmica é um pouco menor devido à baixa umidade;
- Nos meses de outono (março a maio) e primavera (setembro a novembro) a temperatura é mais amena e a amplitude térmica menor. Na travessia da cordilheira você pode pegar bastante frio e até neve, mas ainda não seria um impeditivo para ir;
- No inverno (junho a agosto) não é recomendado ir de moto para o Atacama devido ao frio rigoroso e a chance de pegar mau tempo cruzando a cordilheira dos andes.
Moto ideal
Com boas estradas, rodar pelo Atacama não é nada difícil. Qualquer tipo de moto consegue encarar as aventuras e turismos “formais”, rodando por estradas asfaltadas. Já vimos de tudo por lá: naked, scooter, custom, trail.
Mas se você gosta de desafio e quer aproveitar tudo que o Deserto tem a oferecer, escolha uma moto mais alta, de preferência uma moto big trail.
O ideal é que seja acima de 600 cc para uma maior capacidade de combustível e autonomia, já que você pode percorrer longos trechos sem postos de gasolina.
Documentação necessária
Para atravessar as fronteiras, você vai precisar de alguns documentos, como um RG ou Passaporte em bom estado de conservação e emitido há dez anos, no máximo. Também é necessário um seguro internacional, cada país/região tem o seu específico.
Caso você use uma moto de terceiros ou em nome de empresa, é necessária uma autorização registrada em cartório, com firma reconhecida, identificando o condutor responsável, período da viagem e locais por onde irá passar.
E então, que tal desbravar o Atacama? Está em busca da moto ideal? Visite o site da AL7 Motos e confira as nossas opções. Teremos o prazer em te ajudar!