Desde 31 de janeiro de 2020, o novo modelo de placa do Mercosul começou a valer em todo o país. Esse padrão cheio de novidades chegou para substituir o modelo cinza que estamos acostumados.
Mas você sabe quem precisa trocar o emplacamento da sua motocicleta ou automóvel? Ou o que as novidades representam? E quanto custa? Continue lendo esse artigo para conhecer melhor a placa nova.
Quem precisa trocar a placa?
No caso do primeiro emplacamento de veículos novos, todos deverão emplacar com o modelo novo padrão e os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) já estão fazendo isso.
Já os automóveis e motocicletas que já estão em circulação, a mudança é necessária nos seguintes casos:
– Furto da placa: a troca pela placa no padrão Mercosul é obrigatória caso a anterior seja furtada;
– Placa danificada: se por algum motivo a placa se quebrar ou ser danificada, a troca se faz necessária;
– Troca de estado e/ou município: está previsto na legislação atual que a troca de placa deverá ser realizada quando o proprietário mudar de estado e/ou município;
– Se o veículo mudar de categoria: caso o veículo precise mudar de categoria, como virar carro oficial, de aluguel ou particular, a placa nova também é obrigatória.
O lacre da placa rompeu. E agora?
Para o Detran, se o lacre da placa do modelo anterior acabar se rompendo, a placa passa a ser considerada como danificada e deverá ser substituída igual explicamos anteriormente.
Onde compro a nova placa?
As placas do modelo Mercosul estão sendo vendidas pelas estampadoras diretamente ao proprietário do veículo, sem a mediação do Detran, como costumava acontecer.
O Detran deverá informar ao consumidor interessado em obter a nova placa as empresas credenciadas para venda, além de registrar o veículo e a emissão da documentação.
Após isso, com os documentos necessários em mãos, o proprietário do veículo deverá iniciar a busca por uma estampadora e o processo de emplacamento.
Qual o preço da placa do Mercosul?
Não existe uma padronização de preço para as placas novas. Por isso, cada estampador pode cobrar um valor diferente e o consumidor pode fazer a pesquisa e escolher o melhor preço.
Mesmo assim, o Detran do estado pode estabelecer um valor máximo a ser respeitado pelas estampadoras. Em São Paulo, o teto é de R$ 138,24 para veículos e R$ 114,00 para motocicletas.
Quais são as novidades da placa Mercosul?
Uma das principais alterações, é que a cidade e o estado da placa foram substituídos pelo país, a bandeira correspondente e o emblema do Mercosul. E agora, a placa é formada por uma combinação de quatro letras e 3 números com marca d’água, além de um código bidimensional e o signo/distintivo do Brasil (BR).
Ao contrário do modelo anterior, o fundo da placa permanece branco em todas as categorias e a diferenciação ocorre com a cor dos numerais/letras e borda. Os táxis e veículos de carga são vermelhos; os oficiais, azuis; diplomáticos, de embaixadas e consulados são dourados; veículos de teste recebem a cor verde e os de colecionadores, cinza/prata.