O que não se deve fazer ao frear uma moto?

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Existem algumas coisas que você não deve fazer ao frear uma motocicleta. 

Primeiro, não freie com muita força ou de repente – isso pode fazer com que a moto derrape. 

Em segundo lugar, não freie ao girar – isso também pode fazer você desequilibrar e sofrer um acidente. 

Por fim, não descanse os pés no chão quando parado – isso pode dificultar o movimento novamente se você precisar acelerar rapidamente.

Os diferentes tipos de freios em uma mota

Existem quatro tipos diferentes de freios em uma moto. O freio dianteiro é operado pela alavanca direita e o freio traseiro é operado pela alavanca esquerda. 

Há também dois pedais, um para cada roda. O freio dianteiro é geralmente mais forte que o freio traseiro porque tem mais peso sobre ele.

O primeiro tipo de freio são os freios padrão ou de “pinça”, que possuem pastilhas que se comprimem em ambos os lados do rotor para criar atrito e desacelerar a roda. 

O segundo tipo são os freios de “disco” que funcionam de maneira semelhante, mas em vez de almofadas, eles têm duas peças de metal em forma de disco que se comprimem para criar atrito. 

O terceiro tipo é chamado de “ABS” (Sistema de Travagem Antibloqueio) que usa sensores para detectar quando uma roda está prestes a travar e, em seguida, pulsa os freios para que eles não travem e derrapem. 

O quarto tipo é chamado de sistema de frenagem “vinculado”, onde ambas as alavancas ativam os dois conjuntos de freios ao mesmo tempo, mas a quantidade de pressão aplicada a cada um pode ser ajustada independentemente. 

Como você deve frear corretamente uma moto?

Há algumas coisas que você deve ter em mente ao frear uma motocicleta. Primeiro, use os dois freios ao mesmo tempo. Isso o ajudará a diminuir a velocidade de maneira mais uniforme e evitar que você caia. 

Em segundo lugar, evite paradas repentinas, se possível. Se você precisar frear com força, faça-o gradualmente para que seus pneus tenham tempo de segurar a estrada. 

Por fim, esteja ciente do que está ao seu redor e dê a si mesmo espaço suficiente para parar com segurança.

Quando você deve usar o freio dianteiro?

A resposta a essa pergunta depende do tipo de moto que você está andando. 

Se você estiver andando com uma motocicleta de estrada, use o freio dianteiro quando quiser diminuir a velocidade ou parar. 

No entanto, se você estiver andando com uma motocicleta de motanha, use os freios dianteiro e traseiro simultaneamente para diminuir a velocidade ou parar.

Quanta pressão você deve aplicar nos freios?

O freio dianteiro de uma motocicleta fornece cerca de 70% da potência de parada, então se aplica mais pressão no freio dianteiro do que no traseiro. 

Quando estiver freando com força, você deve aplicar pressão uniformemente nos dois freios para não travar nenhuma das rodas. 

Alivie a pressão ao começar a diminuir a velocidade. Como saber quando mudar de marcha durante a frenagem? 

Geralmente, você quer estar em uma marcha mais baixa ao frear, especialmente se for parar. No entanto, a mudança de marchas no meio do freio pode causar problemas, por isso é uma prática recomendada frear primeiro e depois mudar para uma marcha mais baixa antes de parar completamente.

Erros comuns que as pessoas cometem ao frear em uma motocicleta

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao frear em uma motocicleta é usar apenas o freio dianteiro. 

Embora o freio dianteiro seja mais potente, se você usá-lo sozinho, é provável que trave a roda e voe sobre o guidão. 

É por isso que é importante usar os dois freios – aperte o freio dianteiro com a mão direita enquanto puxa simultaneamente a alavanca do freio traseiro com a esquerda.

Outro erro que as pessoas cometem é não se dar tempo suficiente para desacelerar. 

Lembre-se de que leva mais tempo para parar uma moto do que em um carro, então reserve bastante tempo e distância para parar. 

E, finalmente, não espere até o último segundo para começar a frear – assim que você perceber que precisa diminuir a velocidade ou parar, aplique pressão nos dois freios.

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