O que não fazer ao frear uma moto?

O que não fazer ao frear uma moto

É fato que, viajar de moto, para quem usa o veículo, é um dos maiores prazeres da vida. É indescritível a sensação de subir em uma motocicleta para pegar uma estrada e passear entre os campos curtindo o vento fresco batendo no rosto. 

Mas mesmo nos momentos mais agradáveis, o motociclista deve estar preparado para qualquer eventualidade que atravessar o seu caminho.

Quando começamos a pilotar, geralmente recebemos uma série de conselhos sobre o que fazer quando estivermos andando de moto. Grande parte das orientações é muito útil, mas também devemos saber o que não fazer em diversas situações com as quais nos deparamos na estrada. 

Listamos a seguir algumas coisas que não se deve fazer quando frear uma moto. Continue a leitura!

Não espere parar na mesma distância em pista molhada como na pista seca

Isto ocorre porque o coeficiente de atrito entre o pneu e a estrada cai drasticamente quando passamos sobre uma superfície molhada.

Não use o freio dianteiro quando a moto estiver inclinada

O pneu de qualquer motocicleta tem uma aderência limitada. Exceder esse limite fará com que ele derrape. Se isso acontecer com a roda dianteira em uma curva, você vai perder a frente da moto com muita facilidade. 

É claro que depende de uma série de fatores, como o tipo de moto que você usa, a habilidade que tem para conduzi-la, a velocidade e o ângulo de inclinação, a intensidade de frenagem que precisará, o tipo de piso e a própria curva. 

De qualquer forma, quanto mais inclinados estivermos com nossas motos, menos devemos usar o freio dianteiro.

Não aplique a mesma força de frenagem nos freios traseiro e dianteiro quando a pista estiver molhada

Em condições normais e conforme o tipo de moto, temos que usar cerca de 70% do esforço de frenagem na roda dianteira e 30% na traseira, já que os pneus possuem uma aderência limitada e esta aderência é bem menor em pista molhada. 

Enquanto freamos, ocorre a transferência de peso para a parte dianteira da moto. No entanto, devido à menor aderência na pista molhada, mesmo aplicando mais força nos freios, não haverá tanta transferência de peso para a parte dianteira da moto quando a aderência for menor, reduzindo proporcionalmente a eficiência da frenagem.

Não espere que os freios permaneçam 100% eficientes durante todo o trajeto

No decorrer de uma viagem, é possível percorrer longas retas que não nos exige utilizar os freios por longos períodos, o que pode reduzir a sua eficiência. Além disso, uma sujeira, umidade ou mesmo água da chuva entre a pastilha e o disco também podem mudar as condições de frenagem.

Para evitar ou reduzir os efeitos de algumas destas condições, use os freios periodicamente durante uma viagem, mesmo que levemente, para verificar a sua eficácia.

Não confie em apenas um dos freios

Vários motociclistas desenvolvem um estilo de condução de suas motos que utiliza apenas um dos freios e, se este único freio falhar, o que é possível devido ao uso excessivo, ele terá que fazer a frenagem com um freio com o qual não está acostumado.

Além disso, usar somente um dos freios reduzirá consideravelmente a eficiência de frenagem da moto. Isto é muito mais evidente quando o motociclista está usando somente o freio traseiro da moto.

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