Quem pilota moto frequentemente sabe que quedas são inevitáveis, quem não pilota com tanta frequência então, o risco de deixar a moto cair no chão é ainda maior, até mesmo por bobeira, não é?
Como diz um ditado popular entre os motociclistas: “Existem as motos que já caíram e as que ainda vão cair”. Então, o que fazer quando isso acontecer? Vamos mostrar tudo aqui!
Saiba os cuidados que se deve ter quando a moto cair no chão!
As quedas de motos podem ser desencadeadas por diversos fatores, podem ter buracos na pista, óleo, pode dar um defeito inesperado, o piloto pode ser surpreendido por outro veículo, ou apenas por serem pesadas e o piloto ter pouca habilidade, derrubá-la por descuido e muitas outras situações.
Por isso veremos agora o que fazer quando a moto cair no chão:
Passo 1:
O importante em toda queda, leve ou não, é manter a calma, por mais difícil que isso seja. Se não for nada demais, levante-se calmamente, verifique se não está machucado gravemente e não se desespere.
Passo 2:
Tire a mão do acelerador, desligue o motor, levante-a pelo guidão e se for preciso peça ajuda para alguém e coloque-a em posição de repouso.
Passo 3:
Verifique se não há vazamento de combustível e/ou óleo, se tiver afaste-se da moto e não tente ligá-la de forma alguma. Em caso negativo, espere um pouco antes de tentar ligá-la, pois quedas, mesmo que bobas, podem acarretar dados “invisíveis”.
Passo 4:
Verifique ao redor se não há alguma peça quebrada pelo chão, depois olhe tudo com tranquilidade, geralmente os garfos de suspensão podem ficar empenados ou até mesmo curvar o chassi, além disso, deixar a moto cair no chão pode danificar alguns sensores.
Passo 5:
Algumas motos possuem sensores de inclinação e quando ela tomba, param de funcionar, isso porque ele deixa de acionar a bomba de combustível e desliga o motor da moto evitando até mesmo o derramamento do combustível.
Por isso, caso você tente dar partida e a moto não funcionar, ligue para alguém e peça ajuda para rebocá-la e em seguida leve-a a um mecânico de sua confiança ou autorizada.
Se você tiver certeza que não é isso, mas mesmo assim ela não funciona de primeira, fique tranquilo, espere mais um pouco, mantenha a ignição desligada e tente novamente.
Passo 6:
Dependendo de como aconteceu o fato da moto cair no chão, vá ao hospital garantir que está mesmo tudo bem com você, no nervoso a gente não sente nada na hora, mas depois que o susto passa, a dor vem com tudo e é melhor ver o quanto antes.
Depois que você tem certeza que está tudo bem com você, não deixe de levar a moto para uma revisão no mecânico, como dissemos no começo, alguns danos podem ser difíceis de ser percebido na hora, evitando mais algum outro acidente.
Confira: 5 Itens que devem ser checados na revisão da sua moto
Passo 7:
Levante, sacode a poeira e siga em frente, muitas vezes deixar a moto cair no chão, ainda mais quando machuca, pode gerar traumas, mas não entre nessa.
Caso se sinta traumatizado, volte a pilotar aos poucos, sempre com a direção defensiva, evite passar pelo local do acidente, certifique-se de que estará sempre usando todos os itens de segurança como, capacete, blusa adequada com proteção nos ombros e cotovelos, luvas, botas e por aí vai.
Caso tenha batido ou ralado o capacete na queda, troque-o, assim como um para-choque de carro, eles são feitos para aguentar apenas um impacto por vez.
Veja também: Usar a viseira do capacete: entenda a importância desta proteção
Em resumo: cair faz parte, todo cuidado é pouco e muita coragem é perigoso!
Cuide sempre para que não aconteça da moto cair no chão por falta de manutenção, ou falta de cuidados com a lataria e equipamentos.
Agora que você já sabe o que fazer quando a moto cair no chão, adquira a sua com a AL7 Motos!
Venha nos fazer uma visita e conheça nossas lojas.
Loja Mooca: (11) 4327 1700
Loja Tatuapé: (11) 3565 1700
Loja Guarulhos: (11) 3565 1800