A história da motocicleta no Brasil

História Moto Brasil

A história da motocicleta no mundo já é antiga, começou em 1869 com uma bicicleta com motor a vapor, mas no Brasil elas demoraram alguns anos para se tornarem populares.

As primeiras motocicletas existentes no Brasil vieram importadas da Europa no início do século XX, junto com elas vieram também alguns modelos como sidecars e triciclos motorizados.

Sidecar

No final da década de 1910, já contávamos com 19 marcas desfilando seus modelos pelas ruas brasileiras e com isso começaram a surgir os clubes de motocicletas e também competições como a Raid que ia do Rio de Janeiro a São Paulo, numa época em que nem existia a famosa estrada “Rio-São Paulo”.

No final da década de 1930, começaram a chegar no Brasil marcas japonesas, com o início da Guerra a importação das motos cessou, mas após o final foram retomadas com força e então chegaram uma grande variedade de marcas.

Foi apenas em 1951 quando a primeira motocicleta foi totalmente fabricada no país, a Monark.

Monark

Nesta mesma época apareceram em São Paulo as motonetas Lambreta, Saci e Moskito e no Rio de Janeiro começaram a fabricar a Iso (de motor italiano), a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor.

Vespa

Lambreta

Em 1960, com o crescimento da indústria automobilística a indústria de motocicletas praticamente paralisou, ressurgindo com força apenas em 1970 com grande presença de marcas japonesas e italianas, e também das brasileiras como FBM e AVL.

No final dos anos 70, início de 80 instalaram-se por aqui diversas montadoras de marcas japonesas, italianas e americanas.

A DAFRA Motos foi criada em 2007 pelo Grupo Itavema, o maior grupo de concessionárias de automóveis da América Latina, que possui mais de 30 anos de história no Brasil e hoje conta com empresas em diferentes segmentos.

Para atender o mercado nacional a DAFRA conta com uma unidade fabril com 170 mil m2, sendo 10 mil m2 de área construída. A fábrica possui cerca de 160 funcionários e capacidade produtiva anual de 35 mil motocicletas.

A linha de produtos da marca brasileira é formada por motocicletas e scooters de 150cm3 a 400cm3. Além da própria marca, a DAFRA é responsável pela produção e distribuição de produtos de outras marcas europeias no Brasil.

Dafra

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!