Entenda de uma vez por todas a diferença entre freios ABS e CBS

Freios

Você sabe que se trata do sistema de frenagem, mas você sabe a diferença entre freios ABS e CBS?

É exatamente sobre cada um deles que falaremos melhor neste artigo!

Para os apaixonados por moto, fiquem ligados, conhecer melhor os sistemas de frenagem pode fazer toda a diferença na hora de escolher a sua próxima moto!

Freios ABS

ABS é um sistema de frenagem que evita o bloqueio da roda quando o pedal do freio é acionado. O Sistema ABS é composto por sensores, a função deles é monitorar a rotação das rodas e evitar que as mesmas percam o contato com o solo em uma freada brusca.

Desde 2016, esse sistema é obrigatório em todas as motos.

Uma das vantagens do sistema de freios ABS é que o piloto pode mudar de direção durante uma freada de emergência.

Freios CBS

Já o sistema de freios CBS se diferencia do ABS, quando é acionado ele distribui a frenagem para ambas as rodas, ele surgiu para facilitar a vida do motociclista, sendo uma boa opção para motoristas que ainda estão em fase de aprendizagem.

Além disso, a distância que a moto tem para frear é menor do que com o sistema de freios ABS, assim evita possíveis colisões.

Leia também: O que são motos de alta cilindrada?

Qual o melhor?

Ambos possuem a mesma finalidade: frear a moto. Mas quando falamos em segurança, o freio CBS sai na frente pelas suas características.

Como evitar acidentes durante a frenagem?

Frenagens mais bruscas podem assustar até mesmo os motoristas mais experientes, para evitar acidentes nesse momento, confira as dicas abaixo:

  • Sempre mantenha os pés nas pedaleiras – o controle e o equilíbrio sobre a moto serão maiores
  • Puxe o manete de freio e de embreagem ao mesmo tempo – assim a moto consegue parar por completo, sem perda de equilíbrio
  • Não freie em cima de faixas de delimitação de pista ou lombadas – estes locais costumam ser mais escorregadios
  • Diminua a velocidade nas curvas – Em caso de frenagem você terá maior controle sobre a moto.
  • Faça revisões sempre que necessário – Sempre que perceber que algum componente da sua moto não está funcionando como deveria,
  • Seja cauteloso e pratique as boas práticas da direção – nenhuma dica é tão valiosa quanto o cuidado e a atenção na hora de pilotar, zele pela sua segurança e das pessoas ao seu redor.

Esperamos que com essas dicas você consiga escolher a moto certa para as suas necessidades, conte com a ajuda de nossos vendedores, venha conhecer uma de nossas lojas!

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!