Moto e scooter são dois modelos muito comuns de se ver nas ruas, tamanha a popularidade e a praticidade que estes dois veículos possuem. A cada nova versão que chega ao mercado, quem sai ganhando é o consumidor.
No entanto, a moto e a scooter são distintas entre si e provocam dúvidas nas pessoas sobre qual modelo comprar. Não é para menos: a moto e a scooter se distinguem entre si, cada uma com a sua particularidade.
No artigo de hoje, você vai conhecer as principais diferenças entre moto e scooter e entender mais sobre as características de cada uma. Fique atento aos detalhes e aproveite a leitura.
As diferenças entre moto e scooter
Antes de comprar, o ideal mesmo é saber quais são os aspectos da moto e da scooter que podem influenciar na escolha.
Saiba em que pontos a moto e a scooter se diferenciam logo abaixo.
Estrutura
As estruturas da moto e da scooter são completamente diferentes e isso envolve o quadro, a suspensão, as rodas e até mesmo os pneus.
Enquanto a estrutura da moto é mais parruda, a scooter conta com um arranjo muito mais leve. Um exemplo disso é que as rodas das motos costumam ser de aro 17 e as rodas da scooter normalmente são de aro 12.
Câmbio
O câmbio também tem diferenças importantes tanto na moto, quanto na scooter e é preciso ter atenção neste ponto.
Isso porque a moto recorre ao manete da embreagem e ao pedal de câmbio para que as marchas sejam trocadas, ao passo que a scooter tem uma transmissão continuamente variável que troca a marcha automaticamente.
Tanque de combustível
A localização do tanque de combustível é uma diferença a se destacar entre a moto e a scooter.
O tanque de combustível da moto fica na parte frontal, entre o motociclista e o guidão, e na scooter ele está presente na parte debaixo do assento do piloto.
Então, como é de se imaginar, o processo de abastecimento dos dois veículos envolve sair do veículo ou não.
Peso
A moto e a scooter estão em dois extremos com relação à distribuição do próprio peso.
Há um equilíbrio no peso de toda a moto que se torna benéfico para a pilotagem, entregando mais estabilidade. Já na scooter, há uma concentração maior de peso na traseira do veículo.
Leia mais: Comece o Ano de 2023 Com Uma Moto Nova Dafra
Fixação do motor
O motor da moto fica bem abaixo do assento do condutor, na parte mais central do veículo.
Por outro lado, a scooter tem o seu motor fixado em sua retaguarda, bem próximo da roda de trás.
Tração
A tração é outro ponto diferente entre a moto e a scooter e que pode gerar dúvidas.
Em uma moto, a tração ocorre por meio de uma corrente. Na scooter, a tração acontece com uma correia pela transmissão continuamente variável, que já comentamos anteriormente.
Velocidade
No quesito velocidade, a moto é uma verdadeira flecha no trânsito e pode alcançar mais de 200 km/h.
No caso da scooter, por ela ser mais compacta, consegue atingir facilmente as velocidades de até 100 km/h.
Os melhores modelos de moto e scooter estão na AL7 Motos
Agora que você esclareceu suas dúvidas sobre as diferenças entre moto e scooter, está na hora de sair pilotando um desses veículos novinhos pelas ruas.
Aqui, na AL7 Motos, você encontra vários modelos de moto e scooter que vão atender as suas necessidades e superar as suas expectativas.
Clique aqui para falar conosco e encontrar a moto ou scooter que você tanto deseja.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da AL7 Motos, produzimos sobre motos, diferenças entre modelos e outros assuntos relacionados.