Todos conhecem as famosas chuvas de verão. O dia segue com céu limpo e sol intenso, mas quando chega o fim da tarde, nuvens escuras invadem o cenário e chuvas fortes se formar muito rapidamente, pegando a todos de surpresa e atrapalhando o funcionamento das grandes cidades.
Alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e buracos… Esses são só alguns dos perigos que podemos encontrar no caminho durante ou após as chuvas de verão. Para te ajudar a evitar esses problemas, separamos algumas dicas simples e capazes de garantir sua segurança.
Evite a chuva
Caso você tenha a liberdade de possuir horários flexíveis, procure ao máximo evitar as chuvas de verão.
Com a mesma velocidade que se formam essas tempestades também costumam acabar rapidamente. Por isso, caso perceba que o céu está ficando escuro e que provavelmente não irá conseguir chegar a seu destino a tempo, pare em algum lugar e espere.
Aproveite essa pausa para se alimentar, realizar um alongamento e descansar um pouco, para voltar 100% quando o clima melhorar.
Não estacione perto de árvores
Com o sol forte e o calor excessivo dessa época, é comum procurar uma sombra no momento de escolher um local para estacionar.
Caso haja a previsão de tempestade, evite estacionar perto de árvores. Em 2014, somente na capital do estado de São Paulo, caíram 1800 árvores devido aos ventos fortes e o peso extra causado pelo acúmulo de água nos troncos e galhos.
Não existe forma de prever se uma árvore ou galho cairá ou não. A única maneira de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores.
Área de enxurrada
Durante as fortes chuvas, não é incomum ver motocicletas sendo arrastadas pela força da água ladeira abaixo.
Grandes volumes de água são capazes de derrubar motos e arrastá-las, causando estragos. Embora estacionar a motocicleta com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua pode ajudar a suportar a força da água, entretanto, não é o ideal.
Existindo o risco de temporal, procure um local mais seguro para estacionar.
Fuja das áreas de alagamento
Como as chuvas de verão são rápidas e fortes, os alagamentos e inundações causados também se formam em poucos minutos.
Evite regiões baixas, próximas às margens de rios e lagoas, locais que tenham histórico de enchentes e fique atento à sinalização das áreas de risco (como existe na cidade de São Paulo).
Não enfrente alagamentos
Além dos grandes danos que a água pode causar ao entrar no bocal do filtro de ar ou escapamento, por exemplo, áreas alagadas podem esconder outros perigos.
O nível da água é traiçoeiro, capaz de esconder buracos, bueiros destampados e outros obstáculos.
Muitos pilotos escolhem atravessar o ponto de alagamento seguindo veículos maiores, como caminhões e ônibus, porém ainda existe o perigo de ser derrubado pela onda formada pelo veículo da frente.
Após a chuva, reduza a velocidade
Quando a chuva se inicia, a sujeira presente no asfalto se mistura com a água, formando uma “pasta” que atrapalha a aderência do pneu no caminho e aumenta o risco de derrapagem.
Acelere cautelosamente, freie suavemente e dobre a atenção durante a pilotagem.