Para alguns, o único planejamento necessário é decidir para onde você vai viajar e então ver o que acontece quando chegar no destino, mas para outros, as viagens exigem precisão quando se trata de planejamento, com todas as paradas para alimentação, gasolina e estradas, antes mesmo de estarem na moto.
Mas sem um planejamento adequado, você pode perder algumas estradas e pontos turísticos incríveis, e com muito planejamento você pode se tornar muito obcecado por sua agenda a ponto de se esquecer de realmente viver o momento e aproveitar seu passeio!
Portanto, vamos destacar no artigo exatamente como planejar passeio. Siga estes passos e você se divertirá muito!
Escolha o seu destino
Existem tantos lugares no mundo para conhecer, e tentar restringi-los a um pode parecer um trabalho árduo. Considere o quão longe é realista para você viajar, se você vai dirigir sua própria máquina lá, ou se ficará feliz em alugar, se estiver visando um destino remoto. Uma das melhores maneiras de obter inspiração sobre onde pilotar é usar as redes sociais, seguindo conhecidos relatos de viagens de motocicleta.
Também vale a pena considerar que tipo de viajante você é. É sempre bom sair da sua zona de conforto, mas se a ideia de pedalar em algum lugar onde há poucas comodidades o apavora, então é melhor procurar um lugar intermediário para se acalmar. Sejamos realistas, um passeio de motocicleta deve ser proveitoso, e você deve aproveitar cada segundo dele! Após escolher os locais nos quais gostaria de fazer um tour, passe para a próxima etapa.
Comece a pesquisar
Assim que você souber em que parte do mundo gostaria de pedalar, comece a pesquisar esse local. Quanto mais específico você for em seu destino, mais fácil será. Em vez de tentar traçar uma rota passo a passo inicialmente, procure alguns pontos de referência e lugares que você adoraria incorporar à sua rota, plote-os em um mapa e junte-os pelas melhores estradas que você puder ver.
Pesquisas gerais de ‘coisas para fazer no X’ são um bom lugar para começar, e você encontrará muitas informações nos fóruns, enquanto também haverá toneladas de informações na internet sobre as melhores estradas para se viajar nessas áreas.
Ao vasculhar o Google Maps, é possível descobrir ótimas estradas. Procure estradas sinuosas, e se parecer que vai ser um ótimo passeio, inclua-o em seu trajeto.
Seja ativo nos fóruns
Provavelmente, não importa onde você queira pilotar, há outra pessoa que está viajando lá. E quando há outra pessoa que está viajando lá, geralmente há informações sobre essa viagem na internet, principalmente em fóruns. Talvez já tenham postado um relatório de viagem de quando foram. Examine-os e procure por trechos que possa achar interessante e, em seguida, adicione-os ao seu itinerário.
Quão longe em um dia?
É importante que você tenha uma ideia realista de quantas milhas deseja pedalar confortavelmente por dia. Um dia de 600 milhas seria bom, mas se você estiver fazendo cinco deles consecutivos na semana, ficará velho bem rápido e você não terá tempo para explorar fora da sela.
Ao decidir quantas milhas você pode fazer, realmente depende do tipo de piloto que você é. Se você quiser passar o máximo de tempo possível na sela, pode almejar 250-300 milhas por dia. Se você preferir explorar os locais que descobriu enquanto pesquisava, reduza esse número para 150 milhas.
Não tenha medo de falar com os habitantes locais
OK, então você traçou a rota e está andando nela, em suas estradas incríveis que você pesquisou e vendo as paisagens incríveis que você descobriu. Não importa quantas pesquisas você faça antes de um passeio, não há nada melhor para descobrir o melhor que uma área tem a oferecer do que falar com os habitantes locais.
A melhor coisa sobre passear de motocicleta é que as pessoas geralmente se interessam pelo que você está fazendo. Parou para tomar um café? Pergunte ao garçom ou garçonete se há algo interessante por perto. E aquele grupo de motoqueiros conversando lá fora, vai dar uma batidinha para ver onde ficam as melhores estradas. Depois que você souber de alguns lugares, ajuste sua rota para incluí-los, esses rapazes e garotas geralmente conhecem os segredos mais bem guardados.
Esteja preparado para ignorar seu plano
Mesmo os melhores planos podem falhar, então não tenha medo de mudar as coisas se você perceber que calculou mal quantas milhas você pode fazer em um dia, ou se você decidir que prefere partir outra direção. A espontaneidade costuma ser uma viagem, e você se divertirá muito se decidir seguir o fluxo até certo ponto.
Após fazer todos os itens acima, tudo o que resta é escolher uma época do ano para ir. As coisas óbvias a serem consideradas aqui são as condições climáticas e também os feriados nacionais. Por exemplo, é melhor evitar andar em terreno desértico no meio do calor do verão! Quanto às férias, você descobrirá que as estradas são notavelmente mais movimentadas se viajar durante as temporadas de férias, portanto, evite esses horários, se possível.
Está em busca de uma moto para seus passeios e viagens? Não deixe de visitar o site da AL7 Motos!