A ideia de fazer um passeio percorrendo algumas das principais cidades históricas de Minas Gerais é excepcional, bem como conhecer um pouco do percurso da famosa Estrada Real (Estrada construída no século XVII com a intenção de ligar as minas de ouro e diamantes localizadas no interior do Estado aos portos de Paraty e Rio de Janeiro) que corta a maioria dessas cidades.
O primeiro passo é fazer o contato com o Instituto Estrada Real pelo site e solicitar a emissão do Passaporte da Estrada Real em um dos pontos de retirada credenciados, nesse caso na cidade de Tiradentes.
Logo em seguida, é possível seguir viagem rumo ao passeio. Continue leitura a seguir e acompanhe o nosso roteiro com as principais cidades históricas mineiras para você conhecer de moto!
São João Del Rei
A cidade é grande, porém em poucas horas, e a pé, é possível percorrer as principais atrações sem precisar estar hospedado lá. Se preferir se alojar em São João você pode encontrar preços mais baixos do que em Tiradentes, mas a estrutura turística do povoado vizinho é muito melhor.
O que fazer em 1 dia?
Em um dia você consegue ver os principais pontos turísticos de São João del Rei. Para te ajudar a chegar lá e não ficar perdido, separei os principais lugares para visitar na da cidade.
- Museu Ferroviário: para quem chega de maria-fumaça, comece o passeio pelo museu que fica na própria estação. O acervo reúne relíquias da Estrada de Ferro Oeste de Minas, incluindo sua primeira locomotiva, de 1880.
- Igreja São Francisco de Assis: foi construída no final do século XVIII a partir de desenhos de Aleijadinho. O jardim da igreja é super bonito, cheio de palmeiras, bom pra dar uma descansada antes de caminhar pelas ruas do centro histórico.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário: porta de entrada para o centro histórico da cidade.
- Catedral Nossa Senhora do Pilar: a construção da capela da padroeira da cidade foi iniciada por volta de 1721. A igreja é suntuosa, o altar é super ornamentado.
- Rua Getúlio Vargas: a melhor e principal rota para as principais igrejas e para admirar os casarões e construções históricas da cidade, como o Solar dos Neves, antiga residência da família de Tancredo Neves ou o edifício onde funciona o Museu de Arte Sacra de São João Del Rei.
- Igreja Nossa Senhora dos Mercês: fica no alto do bairro, e você tem uma vista legal da cidade.
- Memorial Tancredo Neves: para saber mais sobre a vida do político e de sua família, uma das mais ricas e famosas da cidade.
Tiradentes
O centro histórico muito bem preservado (que fica ainda mais rico pelas histórias de um guia turístico), a excelente gastronomia e os ateliês de arte que se espalham no caminho de Tiradentes até Bichinho.
O que fazer em 1 dia?
A seguir fizemos um pequeno roteiro com as principais dicas de o que fazer em Tiradentes. Veja!
Largo das Forras
O ponto de início de um roteiro em Tiradentes é no Largo das Forras, onde era dada a liberdade, ou melhor, a alforria dos escravos.
Ao redor há várias lojas de artesanato, móveis rústicos, artigos de decoração, chocolate e produtos típicos de Minas Gerais, além de alguns restaurantes. Também encontrará a Capela do Bom Jesus da Pobreza.
Ali perto você encontra a prefeitura e o Centro de Atendimento ao Turista, o único prédio de três andares no centro histórico de Tiradentes.
Igreja Matriz de Santo Antônio
Para uma cidade tão pequenininha, há 3 igrejas principais e 5 capelas, as quais abrem na sexta-feira santa para reencenação dos Passos da Paixão de Cristo.
A Igreja Matriz de Santo Antônio, a principal igreja de Tiradentes, fica no topo de um morro, coisa bem comum de antigamente já que ficava mais próximo ao céu e servia de refúgio no caso de uma enchente, por exemplo. A Matriz de Santo Antônio é o cartão postal de Tiradentes.
Estação Ferroviária e Passeio de Maria Fumaça
A estação de Trem é outro ponto turístico de Tiradentes. Dali sai a Maria Fumaça até São João del Rei e quando ela chega é a maio alegria.
Muita gente se reúne para ver a locomotiva mudando de direção na rotonda, um trilho em círculo no chão que é girado manualmente. Com certeza este é um dos passeios imperdíveis desta lista!
Chafariz de São José
Outro ponto interessante para visitar é o Chafariz de São José construído em 1749 que trazia água potável a vila. Usavam as fontes da frente água para beber e as de trás para lavar roupa e dar aos animais.
É a única fonte de Minas Gerais com imagem do Santo José de Botas, padroeiro dos bandeirantes.
Lojas de artesanato
Muita gente visita Tiradentes para decorar a casa e há inúmeras lojas de artigos de decoração como vasos, mesas, quadros… e claro artigos artesanais como bonecos, potinhos, pano de prato e várias lembrancinhas.
Ouro Preto
A cidade conta com um dos mais completos conjuntos de arte barroca do mundo, com obras presentes na arquitetura de inúmeras igrejas, esculturas de anjos, santos e pinturas.
Com toda certeza, uma das coisas que mais impressiona é a riqueza de sua arquitetura colonial e igrejas barrocas. Sem falar do cansativo, porém charmoso, sobe e desce de muitas ladeiras pelas estreitas ruelas com casas coloridas.
O que fazer em 1 dia?
Praça Tiradentes Ouro Preto
A praça Tiradentes é o coração de Ouro Preto e parte mais movimentada da cidade. É nela que está o Centro Cultural e Turístico de Ouro Preto, local onde o viajante pode obter ajuda e mapas. Logo, um excelente ponto de partida para iniciar o roteiro em Ouro Preto.
Consequentemente, é na praça que também acontecem os grandes eventos da cidade. Afora o Centro Turístico, em seus arredores estão situados o Museu da Inconfidência Mineira, o Museu de Ciência e Tecnologia e, é claro, a estátua de Tiradentes.
Igreja Matriz de Santa Efigênia
Da Praça Tiradentes é possível visitar a Igreja Matriz de Santa Efigênia que iniciou sua obra em 1733 e ficou pronta em 1770.
Uma igreja mais distante do centro histórico de Ouro Preto no alto de uma ladeira (praticamente impossível de chegar a pé). É também conhecida como Igreja Santa Efigênia dos Pretos.
Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis é considerada a obra-prima de Aleijadinho e do barroco brasileiro. Sua construção foi iniciada em 1776 (século XVIII)e concluída em 1794. Sua fachada é impressionante, com imagem de São Francisco de Assis.
Igreja Nossa Senhora do Pilar
A Nossa Senhora do Pilar foi uma das igrejas que mais me impressionou em seu interior. Tudo por conta da quantidade de ouro de seus altares e a riqueza de detalhes.
Não é por menos, durante o século XVIII, Pilar foi a paróquia mais rica e populosa de Vila Rica (antigo nome da cidade). Um verdadeiro templo do barroco brasileiro.
Certamente, com essas dicas você conseguirá aproveitar a estadia nas três cidades conhecendo o que elas têm de melhor a oferecer!
Gostou do roteiro? Veja também Como viajar de moto com pouco dinheiro?