Andar de moto traz uma sensação de liberdade para quem utiliza desse meio de transporte.
Mas quando o tempo muda e a chuva cai, o uso da capa de chuva se faz extremamente necessário e essa sensação se transforma em tensão para muitos motoristas.
Então surge a dúvida: quais são os melhores tipos e materiais de capa de chuva que possam facilitar a vida dos motoristas?
Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo todo sobre este assunto para você poder escolher as capas de chuva ideais para usar.
O nível de proteção pode variar conforme o tipo de material da capa de chuva
Dependendo do material que a capa de chuva é feita, ela pode influenciar na durabilidade, proteção e eficiência maior em dias de chuvas mais intensas.
Caso você acabe negligenciando este assunto, você pode acabar sofrendo com o peso do produto, se molhar e acabar se ferindo caso pequenos objetos que te atinjam.
Dito isto, procure por capas que ofereçam uma proteção de qualidade contra chuvas e que também te mantenham seco durante o seu trajeto.
Os tecidos das capas de chuva
Os tecidos de capa de chuva para motociclistas mais comuns são de PVC e nylon.
As capas de chuva feitas com tecidos de nylon são bem leves. Por outro lado, a capas de chuva que são feitas de PVC protegem mais contra chuvas mais pesadas, mas são menos confortáveis.
Em dias quentes, por exemplo, o nylon acaba sendo uma opção melhor do que o PVC.
O poliéster também pode estar presente em algumas capas de chuva e o seu benefício está em trazer um conforto maior na parte interna, além de dar uma sensação de proteção contra o frio sem deixá-la muito quente. Contudo, o seu preço não é muito atrativo.
De que forma devemos usar a capa de chuva?
A forma mais utilizada da capa de chuva é no formato de calça e jaqueta, enquanto no formato macacão ela traz pouca praticidade e pouco conforto.
A calça e a jaqueta trazem maior praticidade, conforto e segurança para os motociclistas.
E quais ajustes devem ser feitos?
A capa de chuva possui ajustes de velcro que impedem a passagem de água sobre as mangas através dos punhos e dos tornozelos.
Dependendo do modelo escolhido, é necessário fazer ajustes com o velcro ou zíper na barra da jaqueta para que ela não suba, deixando o motociclista mais protegido.
Também é interessante lembrar que o ideal é que a capa de chuva tenha lacre de velcro, pois ele aumenta o conforto e possibilita o ajuste de maneira correta no corpo para que a água da chuva não entre.
Sinalização nas capas
Faixas refletivas nas capas de chuva são muito importantes porque sabemos que durante o período de chuva, principalmente no período da noite, a visibilidade dos motoristas se torna menor.
A capa de chuva com essa faixa ajudará os outros condutores a identificarem os motociclistas.
Leia mais: 7 Dicas Para Manter a Segurança do Motociclista no Trânsito
Como escolher o tamanho da capa de chuva?
Tenha as medidas certas, em centímetros, do modelo escolhido. Assim você saberá as dimensões corretas dos tamanhos estipulados pelos fabricantes.
Detalhe relevante: escolha um tamanho acima do seu. Se a sua medida for M, escolha a capa de tamanho G, visto que a capa de chuva não ficará desconfortável e você poderá utilizar roupas debaixo dela sem que tudo fique apertado.
Procure por objetos que proporcionem conforto e segurança no momento de dirigir a sua motocicleta. A sua segurança deve sempre estar em primeiro lugar e adereços confortáveis auxiliam nesse objetivo.
Acesse o nosso blog e fique por dentro de outras dicas como essa.