Central de Atendimento : (011) 4327 1700

Tudo o que você precisa saber sobre a bateria da sua moto

Bateria

No quesito trânsito, poucas coisas são tão ruins quanto parar por conta de algum problema técnico em nosso meio de transporte, não é?

Seja carro, moto ou até ônibus, é sempre inconveniente precisar fazer algum reparo quando o veículo para de funcionar.

Um dos grandes motivos que pode fazer com que isso aconteça é a bateria, nas motos não é raro conhecer pessoas que já tenham passado por algum tipo de problema relacionado à essa questão.

Para que isso não seja um problema para você e sua moto, seguem aqui algumas dicas que podem te ajudar a evitar esses momentos desagradáveis:

Como saber se minha bateria está fraca?

Imagine a cena: você está saindo de casa e quando vai ligar a moto, ela não pega.

Provavelmente sua moto dará alguns sinais de que sua bateria precisa ser trocada, estando fraca ou desgastada, veja alguns deles:

  • As “chupetas” não possuem mais o efeito desejado
  • Partida pesada

Observe também o tempo de uso, as baterias possuem data de validade, variando de um ano a três anos, e para não correr o risco de ficar parado, fique atento à essa data e troque de preferência antes que ela chegue!

Como fazer a bateria durar mais?

Hábitos simples podem fazer com que você não passe por momentos de stress por pane da sua bateria.

Existem algumas maneiras de fazer com que ela dure mais tempo, veja como:

  • Não deixe sua moto parada por muito tempo
  • Check-up periódico
  • Utilizar um apoio de borracha ou madeira no pezinho que sustenta a moto quando está parada (isso evita que o ferro do pezinho crie uma espécie de fio terra e dissipe a bateria da sua moto)

Na quarentena, principalmente, por perda de emprego ou simplesmente por estarem trabalhando de casa, muitas pessoas encostaram sua moto na garagem, mas muito tempo parada também pode fazer com que a bateria seja prejudicada, além da dica do pezinho emborrachado, existem ainda mais algumas dicas para que, mesmo parada, você possa conservar a bateria da moto.

A bateria de uma motocicleta dura de 2 a 4 meses sem funcionar, após esse período é mais provável que ela apresente problemas.

Deixar a bateria descarregar por várias vezes pode danificá-la permanentemente, por isso o ideal é não deixar isso acontecer.

Depois de ligar o motor, é ideal rodar por um tempo com a moto para que a bateria recarregue totalmente.

Para uma bateria saudável, recomenda-se uma carga completa a cada 30 dias, no mínimo.

E atenção: Em motocicletas com componentes eletrônicos avançados, acessórios ou um sistema de alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido!

Leia também: Itens essenciais para pilotar com segurança

Teste da bateria

O teste de bateria é um procedimento que avalia o funcionamento da bateria automotiva. Ele também deve ser feito para garantir que a bateria não vai acabar de repente.

Desta maneira, você evita surpresas desagradáveis e aprende a rentabilizar o dinheiro na manutenção da sua moto.

  • Leve a uma rede autorizada

A recomendação é levar a bateria na rede autorizada do fabricante para que seja feito o teste de bateria. Lá, o técnico responsável poderá realizar os procedimentos adequados. Não é recomendado tentar fazer a manutenção por conta, uma vez que um passo errado pode ser o suficiente para prejudicar a sua peça, permanentemente ou não.

  • Use o multímetro

O multímetro é um aparelho que serve para fazer o teste de bateria. Ele possibilita a checagem da tensão, o que mostra a carga da peça. No entanto, antes do técnico começar a medição, ele seguirá todas as medidas de precaução que devem ser tomadas para evitar acidentes com equipamentos elétricos.

  • Conecte o equipamento nos polos

O técnico autorizado deve conectar o cabo preto do multímetro no polo negativo da bateria e o cabo vermelho no polo positivo. O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas se ele mostra algo entre 12.3V e 12.8V com a bateria em repouso, ou seja, com a moto desligada, significa que a bateria está carregada. Agora, se o leitor mostrar 12.2 V ou menos, sua bateria está descarregada.

  • Dê a partida

O teste não para por aí. Agora peça para alguém dar a partida na moto e continue de olho no visor do multímetro. Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de voltagem em torno de 5V.

Esperamos que com essas dicas você consiga evitar situações desagradáveis de pane da sua bateria e tenha ainda mais consciência sobre como interpretar seus sinais de uso.

Carol

Carol

Deixe seu comentário

Conheça as
Nossas Unidades

Loja Tatuapé

R. Emília Marengo, 1316 · (11) 3565-1700

Comercial: 9:00 às 18:00 – Sábado 9:00 às 15:00 Administrativo: 9:00 às 18:00 – Sábado 9:00 às 13:00 Oficina: 9:00 às 18:00 e Sábados das 9:00 às 13:00 WhatsApp: (Apenas oficinas e peças) : 9-3214-1030

Loja Mooca

Av. Paes de Barros, 657 · (11) 4327-1700

Comercial: 9:00 às 18:30 – Sábado 9:00 às 15:00 Administrativo: 9:00 às 18:00 – Sábado 9:00 às 13:00 Oficina: 9:00 às 18:00 e aos sábados 9:00 às 13:00 WhatsApp: (Apenas para oficinas e peças) : 9-3213-2248

Loja Guarulhos

Av. Tiradentes, 1509, Macedo. (11) 3565-1800

Comercial: 9:00 às 18:00 – Sábado 9:00 às 15:00 Administrativo: 9:00 às 18:00 – Sábado 9:00 às 13:00 Oficina: 9:00 às 18:00 e Sábados das 9:00 às 13:00 WhatsApp: (Apenas oficinas e peças) : 9-3214-7209

AL7 Motos é a mais completa concessionária Dafra de São Paulo!

© 2020 Todos os direitos reservados

Quase lá!

Deixe seus dados para a gente te redirecionar para o Whatsapp da loja

COMUNICADO AOS NOSSOS CLIENTES!

Devido ao feriado do dia 08/12 (Aniversário da cidade) não haverá expediente na unidade de Guarulhos.

Agradecemos a compreensão.