Andar de moto na chuva: saiba os cuidados em tempo ruim

3 cuidados para andar de moto com segurança em dias de chuva

Andar de moto em dias chuvosos pode ser bastante estressante. Isso porque, mesmo ao piloto mais experiente, é preciso cuidado com tudo o que se faz na pista. Desde uma vistoria na própria moto até a escolha do caminho que será percorrido faz com que você evite acidentes graves.

Neste artigo você vê 3 cuidados essenciais para manter a segurança em dias de chuva. Confira já!

3 cuidados para andar de moto com segurança em dias de chuva

Seja cauteloso

A experiência na pilotagem pode não ser suficiente em dias de chuva, por isso ter cuidado redobrado na estrada molhada é primordial para evitar qualquer acidente. Manter a calma e dirigir devagar é importante também para não sobrecarregar a moto (que estará mais propensa e derrapagens). Além disso, nos dias mais chuvosos é bom evitar passageiros na garupa, já que compromete muito o equilíbrio da moto.

Evite as pinturas no asfalto

Apesar de simples, essa dica é essencial. As pinturas nas ruas são muito lisas e passar sobre elas (principalmente em alta velocidade) faz com que a moto derrape com muita facilidade. Ao pilotar, passe sempre pelo asfalto, evitando qualquer interferência como buracos e elevações. Para a chuva, o ideal é pilotar apenas por estradas já conhecidas.

Verifique as condições da moto

Antes de sair de casa em dias chuvosos, o ideal é conferir o estado em que seu automóvel se encontra. Se os pneus e faróis não estiverem em boas condições, o melhor é esperar passar a chuva para sair. Caso você utilize a moto em situação precária, sua vida pode correr perigo.

Pneus: Como estão os pneus da moto? Eles são extremamente importantes para sua segurança em dias de chuva, já que o pneu sem sulcos (capazes de drenar a água e evitar deslizamentos) — o famoso “pneu careca” — faz com que a moto derrape com muita facilidade. Além disso, é importante que o pneu esteja bem calibrado, isso mantém o equilíbrio da direção do automóvel.

Faróis: Os faróis são essenciais para a comunicação no trânsito, então se estiverem em mau estado não permitem aos outros motoristas saberem a distância exata e localização da moto.

Para-brisa: As condições do para-brisa da moto (caso exista) também devem ser boas. Rachaduras e arranhões comprometem a visibilidade, principalmente em dias de chuva. Nestes dias o ideal é que sejam utilizados produtos antiembaçantes, que repelem a água.

Lubrificação: Após a chuva, o ideal é fazer uma vistoria no automóvel e, se possível, lubrificar bem as correntes. A chuva e a sujeira, quando em contato por muito tempo, podem provocar corrosão e danificar as correntes da moto.

Para finalizar, evite passar por terrenos muito alagados e carregue sempre uma capa de chuva, além de botas impermeáveis e antiderrapantes — é importante se manter seco à medida do possível.

Como você pôde ver, cuidados básicos fazem com que você consiga manter o controle enquanto pilota e livrar sua vida de qualquer acidente. Pilote sempre com cuidado, principalmente em dias de chuva. Andar de moto precisa ser prazeroso, não arriscado!

Se o artigo lhe foi útil, compartilhe!

Quer conhecer as motos da marca Dafra de perto? Venha para a AL7 Motos!

AL7 Motos é a mais completa concessionária Dafra da região de São Paulo.

Nathalia

Nathalia

Deixe seu comentário

Recado
importante aos
nossos Clientes!

Cumprindo as recomendações do governo estaremos atendendo via agendamento evitando assim aglomerações, garantindo o transporte, e os serviços de manutenção da sua moto . Conte sempre com a AL7 motos.

Clientes da unidade Guarulhos : momentaneamente unificaremos nosso atendimento de pós vendas na unidade Tatuapé. Ficamos a disposição para maiores esclarecimentos através dos telefones : 11-3565-1700 ou 11-9-3214-1030

Estaremos realizando também, o atendimento através dos nossos telefones (gerais e de cada unidade) e também pelo WhatsApp.

  • WhatsApp comercial - (11) 9 7379-8688
  • WhatsApp pós venda - (11) 9 3213-2248

Se preferir, entre em contato diretamente com a unidade:

Tatuapé

(11) 3565-1700

Mooca

(11) 4327-1700

Guarulhos

(11) 3565-1800