A MotoGP não parou (mais ou menos)

motogp

A principal categoria do Campeonato Mundial de Motovelocidade e o mais antigo campeonato do mundo de desportos motorizados (iniciado em 1949), a MotoGP também foi afetada pela pandemia do Covid-19.

Com o cancelamento das corridas devido a medidas de segurança, os fãs da MotoGP podem ter um gostinho da competição enquanto as coisas não voltam ao normal.

A diversão dos fins de semana de corrida dessa vez é online.

 

MotoGP Virtual Race 4

No último domingo, 17 de maio, a corrida virtual ‘aconteceu’ no circuito Marco Simoncelli, em Misano. O evento contou com vinte pilotos que representaram as categorias MotoE (elétricas ) e MotoGP (classe principal).

O  veterano de 41 anos de idade, Valetino Rossi, o atual campeão Matteo Ferrari, o novato Dominique Aegerter e o brasileiro Eric Granado, que fez sua estreia nos torneios virtuais, estavam entre os participantes.

Os apaixonados pela competição puderam matar a saudade de alguns pilotos, em suas respectivas categorias.

Entre os participantes da MotoGP estavam: Marc Márquez e Álex Márquez (Repsol Honda Team), Maverick Viñales e Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP), Michele Pirro (Ducati Team), Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), Lorenzo Savadori (Aprilia Racing Team Gresini), Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT), Francesco Bagnaia (Pramac Racing), Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) e Tito Rabat (Reale Avintia Racing).

Já na categoria MotoE, os participantes eram Eric Granado (Avintia Esponsorama Racing), Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE), Xavier Simeon (LCR E-Team), Mike Di Meglio (EG 0,0 Marc VDS), Jordi Torres (Join Contract Pons 40), Dominique Aergerter (Intact GP),  Lukas Tulovic (Tech 3 E-Racing), Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadracorse) e Alex Medina (Openbank Aspar Team).

Após a disputa de cinco voltas (50% da distância das corridas ‘reais’) e a disputa para a classificação, os fãs do paulista Eric Granado, que venceu duas etapas da MotoE em 2019 e fechou o ano na terceira posição, puderam comemorar o primeiro pódio do piloto esse ano (e o primeiro pódio virtual da categoria).

MotoGP Virtual: sem favoritos

Uma curiosidade das corridas virtuais é o contraste do desempenho dos pilotos no sofá e no asfalto.

Marc Márquez, campeão em 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019 não venceu nenhuma partida dos MotoGP virtuais realizados até o momento.

Sua primeira vez no pódio virtual foi no último domingo (17), onde ficou atrás de seu irmão caçula Álex Márquez, que já venceu duas vezes.

Os outros vencedores foram Francesco Bagnaia e Maverick Vinãles.

As corridas da classe principal tem 9 voltas (35% da distância da etapa ‘real’) e é precedida por uma prova de classificação de cinco minutos para decidir o pole e as demais posições.

MotoGP Virtual Race – resultados

1ª etapa (29/03) – Vencedor: Álex Marquez
2ª etapa (12/04) – Vencedor: Francesco Bagnaia
3ª etapa (03/05) – Vencedores: Maverick Viñales (MotoGP), Lorenzo Baldassarri (Moto2) e Gabriel Rodrigo (Moto3)
4ª etapa (17/05) Vencedores: Álex Marquez (MotoGP) e Matteo Ferrari (MotoE)

 

Onde assistir?

As datas das corridas virtuais são anunciadas no instagram oficial da MotoGP e é possível acompanhar o evento ao vivo (ou assistir as edições passadas) no canal oficial do youtube.

Aqui no Brasil, a FoxSports é parceira na cobertura do evento e por isso, também se pode assistir tudinho ao vivo na tela grande.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!