O estado de Minas Gerais parece um país de tão grande e diversificado entre seus extremos, pois muda o cenário, muda gastronomia e até mesmo o perfil das pessoas.
Fazer uma viagem de moto por Minas, inclusive sem planejamento, permite descobrir o próximo destino a partir de dicas de pessoas locais que são muito receptivas e amigáveis.
Continue a leitura a seguir e conheça alguns dos principais destinos em Minas Gerais que você poderá conhecer em uma viagem de motocicleta!
Cidades para conhecer em Minas Gerais
1 – Poços de Caldas
É muito conhecida por suas águas termais naturais e muitas das fontes foram transformadas em parques fazendo a diversão das crianças. As águas com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais (não sei bem o que significa mas) são ótimas para a saúde, além de revigorantes.
Por toda essa quantidade de água e por estar situada em uma região vulcânica já extinta, além de águas quentes, é possível encontrar muitos rios e cachoeiras. E como toda cidade católica, tem um cristo redentor no alto de uma montanha com bela vista da cidade.
2 – Guaxupé
A cidade possui inúmeras propriedades rurais, sendo que o café é o principal produto de cultivo, ocupando cerca de 6500 hectares para sua produção. A cidade também possui criação de gado bovino leiteiro, além de rebanhos suínos, equinos e galináceos. Por ser um município rural, proporciona belas paisagens e vários restaurantes com comida caseira.
3 – Capitólio
A cidade é bonita e bem organizada, além de muito conhecida pelos lindos cânions que tem por lá. O turismo para conhecer os cânions ganhou mais força nos últimos anos e com isso mudou a vida de muita gente. É interessante um passeio de lancha e conheça lindos lagos e cachoeiras entre os Cânions.
4 – São João Del Rei
É uma das maiores cidades setecentistas mineiras e, com esse título, já dá para perceber que é uma cidade grande e bem histórica.É possível encontrar algumas casas tombadas e visitar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, muito bonita e imponente com uma bela praça na frente.
5 – Barbacena
Localizada na Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 169 km de Belo Horizonte, a cidade conta com uma temperatura média dos 17 graus, o que garante um clima perfeito para a plantação de flores e frutas.
Com muitas praças e jardins, o município costuma receber muitos visitantes no mês de outubro, quando acontece a Festa das Rosas, com intensa programação de shows, desfile de carros alegóricos e feira de artesanato.
Barbacena se destaca também pelo seu cenário histórico construído, em sua maioria, no estilo barroco. A suntuosa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, o Museu Municipal e o Solar das Andradas, entre outros, fazem parte do vasto acervo colonial da cidade.
6 – Tiradentes
A cidade histórica é encantadora com sua arquitetura da era colonial barroca espalhada por todos os cantos. A principal parte turística da região é bem concentrada, é possível fazer caminhando tranquilamente.
Tiradentes também é conhecida pela rica gastronomia, além da tradicional mineira há um movimento contemporâneo. A Igreja Matriz de Santo Antônio fica no alto de uma montanha, e além de ser muito bonita, oferece uma bela vista da cidade.
7 – Conceição de Ibitipoca
É um distrito da charmosa cidade Lima Duarte com ruas de pedras, casinhas coloridas, bares descolados, belas paisagens e natureza, com destaque para o Parque Florestal Estadual de Ibitipoca e suas as cavernas, cachoeiras, rios.
8 – Maringá
É uma cidade serrana, assim como Conceição de Ibitipoca, com características arquitetônicas das charmosas vilas italianas e bares servindo os mais finos pratos mineiros e em especial, da cozinha italiana, além da riqueza impressionante do artesanato expostas nas diversas lojas da Vila.
Esperamos que tenha gostado das dicas e que desbrave as cidades mineiras com sua moto!