Quem opta pelas duas rodas geralmente já sabe que, dentre outras vantagens, o consumo de combustível quando comparado ao carro é muito menor!
Em versões mais populares de 125 ou 150 cilindradas é comum encontrar modelos com autonomia de 30 quilômetros por litro de gasolina. Já os carros mais econômicos geralmente rodam por volta de 16 km/l, ou seja, você roda o dobro pela mesma quantidade de gasolina.
Mesmo assim existem algumas estratégias que podem ajudar a economizar ainda mais no consumo de combustível, dicas que podem agradar os bolsos mais exigentes, principalmente de quem utiliza a moto para fins de trabalho, afinal toda redução de custos é bem vinda certo?
- Manutenção e revisões em dia
Vamos combinar que isso é válido para qualquer meio de transporte, ok?
Realizar revisões, principalmente as fixadas pela montadora como por quilometragem ou tempo de uso é fundamental para um diagnóstico prévio do desgaste das peças, evitando que você seja pego de surpresa, mas também otimizando o consumo de combustível.
Leia também: É hora da revisão: saiba mais sobre 7 itens principais
- Pneus calibrados
Pneus murchos fazem sua motocicleta gastar mais gasolina pois exige maior esforço de dirigibilidade uma vez que uma parte maior do pneu está em contato com o solo e “arrastar” esse pedaço maior de borracha exige mais trabalho.
O consumo de combustível pode aumentar em até 20%, o que faz uma boa diferença no fim do mês.
- Troca de Marcha
Fazer a correta troca das marchas, em baixa rotação, otimiza o desempenho do motor, consequentemente exigindo menos combustível.
Graças a injeção eletrônica que a grande maioria das motos têm hoje em dia, não precisa mais esticar tanto as marchas.
- Aceleração apenas quando necessário
Sim, parte da graça de ter uma moto é poder acelerar mais, mas a aceleração em si gasta combustível, se você tem o pé um pouco mais pesado já percebeu a diferença na hora de abastecer.
Procure sempre que a moto estiver parada utilizar o ponto morto, ficar acelerando sem deslocamento é a receita perfeita para o maior consumo de combustível.
- Filtro de ar limpo
Para motoqueiros de primeira viagem essa pode ser uma novidade.
O filtro de ar dos motores quando sujo pode ser o responsável por estar gerando sobrecarga no motor, isso porque o filtro ajuda na admissão do ar em todo o sistema.
A recomendação é que a troca ou limpeza seja realizada sempre a cada 2 mil kms rodados ou sempre que houver necessidade. Negligenciá-lo pode acelerar o desgaste da sua moto.
Gostou das dicas? Você já conhecia alguma delas? Esperamos que sirvam para te ajudar a economizar gasolina e melhorar sua experiência com a nossa queridinha de duas rodas!