A escolha do capacete ideal para moto vai muito além de selecionar o modelo mais bonito e sua cor favorita. Claro que são exigências que não devem ser deixadas de lado, mas não devem ficar acima da segurança, que é a função principal desse equipamento.
Mesmo porque, você certamente quer investir em um capacete que combine com seu gosto e estilo, ao mesmo tempo em que é funcional e promove proteção enquanto você pilota sua motocicleta.
Inclusive, segundo uma pesquisa feita pela Abramet, que é a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, as chances de uma pessoa perder a vida em um acidente é 20 vezes maior do que uma pessoa dentro de um carro.
E esse número pode triplicar se o motociclista estiver sem capacete, o que só mostra o tamanho da importância do uso desse recurso para os pilotos.
Foi pensando em acabar com todas as dúvidas relacionadas à escolha do capacete ideal que elaboramos este conteúdo especial. Aqui você vai conhecer os principais modelos de capacete existentes hoje, além de uma série de dicas para selecionar o seu.
Conheça os principais modelos de capacete
Existe uma cartela de opções de capacetes que o mercado oferece nos dias atuais, e você pode considerar o tipo da sua moto na hora da escolha para combinar os elementos. São elas:
De uma forma bem resumida, os modelos abertos não possuem proteção à região das mandíbulas e queixo, para que essa área seja ventilada. Assim, é um modelo indicado para a cidade.
O modelo fechado ou integral oferece mais proteção e é o mais tradicional e seguro, por oferecer proteção total ao rosto, cabeça e queixo. Mas, caso você fique na dúvida, o modelo articulado é a junção dos modelos anteriores.
O capacete retrô, por sua vez, pode ser encontrado nos tipos aberto e fechado, e possui um design que te leva à décadas passadas, ao mesmo tempo que é moderno.
O touring foi criado pensando em motociclistas que vivem experiências ousadas, como competições e trilhas. O capacete off road possui a mesma finalidade, mas apesar de ser um modelo mais fechado, conta com a possibilidade de ventilação.
Como escolher o ideal?
Estar atento aos itens de segurança que integram o capacete, somados ao estilo e a qualidade já são alguns fatores de seleção do produto.
No entanto, também é necessário levar em conta os seguintes aspectos:
1 – Frequência de uso
É essencial diferenciar uma pessoa que utiliza sua moto todos os dias para trabalhar daquela que faz seu uso apenas nos finais de semana, por exemplo. Essa frequência irá gerar influências no tempo de durabilidade do capacete.
Tenha em mente que eles devem ser trocados a cada cinco anos de compra ou três anos de uso, mas deve ser trocado antes desse período em casos de queda e avarias na cinta jugular, no forro ou na viseira.
2 – Tamanho vs. modelo
Nem todo mundo sabe, mas o capacete tende a se adaptar ao rosto do usuário com o tempo. Portanto, uma dica valiosa é comprar um equipamento que fique justo, mas sem apertar a testa e a parte superior da cabeça.
Ainda é essencial verificar se é possível utilizar com o capacete um óculos de grau ou sol sem que incomode.
3 – Padrão de segurança
Para finalizar, lembre-se que a segurança não deve ser deixada de lado.
Opte por um capacete que possua uma viseira de, pelo menos, dois milímetros de espessura, além de contar com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Saiba também:<strong>Pensando em comprar uma moto? Veja algumas vantagens desse meio de transporte</strong>