Você sabe o que compromete a vida útil do filtro de combustível da sua moto? Conheça um pouco mais sobre essa peça e saiba o que fazer para evitar problemas com ela.
Quanto mais puro um combustível é, mais fácil será a combustão que move a sua moto. Sabemos, parece lógico, mas o processo atual de produção dos combustíveis leva muitos aditivos e componentes, os quais muitas vezes contaminam o líquido.
Para garantir o funcionamento correto do motor e filtrar essas sujeirinhas, as motos contam com o filtro de combustível, uma peça simples, mas fundamental para o motor.
Poeira, ferrugem, água e componentes orgânicos estão entre os principais resíduos encontrados nos combustíveis. O armazenamento e o transporte dos líquidos também podem trazer sujeiras, e o próprio motor pode diminuir a pureza do que chega até ele.
Sabendo disso, entenda melhor como funciona o filtro de combustível e como identificar quando e onde trocá-lo para obter a melhor performance da sua moto.
O que é um filtro de combustível?
O filtro de combustível nada mais é do que uma peça que fica entre o tanque e o motor. Ele tem o formato de um cilindro, com duas pontas por onde passa o combustível com resíduos.
Dentro do cilindro, há uma rede de filtros por onde o combustível passa para ficar mais puro e sair na outra ponta, direto para o cilindro de combustão, mais limpo.
Sempre verifique se o filtro de combustível está vedado, uma vez que é fundamental que o sistema interno formado por uma película limpadora esteja o mais intacto possível.
Para que serve o filtro de combustível?
Seu principal papel é filtrar o líquido dentro do tanque. A finalidade do filtro de combustível é eliminar impurezas no combustível para que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.
A peça age retirando impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu, como poeira, ferrugem, água, ferro, partículas orgânicas (muito presentes no álcool), entre outras, jogando o líquido puro direto no motor.
Para você entender, a moto anda por meio de um processo químico que acontece muitas vezes dentro do motor: a queima de combustível. Quando o líquido puro se mistura com o ar e é acionado por uma faísca, ele se transforma em fogo que, por sua vez, gera a energia que empurra o pistão e movimenta as rodas.
Para que esse processo ocorra o mais rápido possível e com a máxima eficiência do combustível, o líquido precisa estar limpo. Partículas estranhas não geram calor o suficiente para empurrar os pistões e o carro fica sem potência e com problemas em alta velocidade.
Em outros casos, ele consome mais combustível para gerar a explosão necessária para uma determinada velocidade, aumentando, assim, o custo da viagem.
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Quando saber a hora de trocar o filtro de combustível?
A primeira recomendação para trocar a peça é seguir as instruções do fabricante.
Mas existem alguns fatores e sinais que sua moto pode estar dando que sugerem que você precise realizar a troca, como: falta de potência, dificuldade em altas velocidades ou uma partida mais lenta.
Um sinal clássico de que é preciso trocá-lo é a marcha lenta mais irregular. Como precisa de mais potência para tirar o carro da inércia, a marcha lenta gera um consumo maior.
Se o filtro estiver velho ou com muita impureza, a moto não conseguirá produzir essa potência na força certa para andar. Outro sinal de que é preciso trocar o filtro de combustível é a aceleração mais fraca que o normal.
Se você pisa no acelerador e a moto não responde como deveria, pode ser um sinal de que o filtro já não consegue limpar o combustível como deveria e que a queima no cilindro está sendo prejudicada pelo acúmulo de impureza.