Como andar de moto no trânsito urbano?

Como andar de moto no trânsito urbano?

Quer você pilote uma motocicleta para se divertir, para viagens de longa distância ou para ir para o trabalho, você estará em todos os tipos de situações de tráfego. Misturar-se a automóveis aumenta o risco de acidente, por isso é importante ficar alerta. Aqui estão algumas dicas sobre como dirigir uma motocicleta com segurança no trânsito.

Uma dica que se aplica ao andar no trânsito em todas as situações é tentar antecipar o que os outros motoristas farão. Isso exige uma certa dose de alerta mental. Sempre examine seu ambiente em busca de obstáculos potenciais. Os carros podem entrar na estrada a partir de calçadas, ruas laterais e cruzamentos e você deve sempre presumir que eles não o veem.

Outra dica geral é evitar andar de bicicleta se estiver zangado ou chateado. Se você estiver indo para casa depois de um dia realmente ruim no escritório, reserve alguns minutos para se acalmar, respire fundo e relaxe antes de entrar na motocicleta e voltar para casa. Manter essa natureza e atitudes relaxadas ao dirigir no trânsito ajudará você a chegar em casa em segurança. Quando estiver em casa, você pode se servir de uma bebida, deixar tudo sair e desabafar o quanto quiser.

Pilotagem em autoestrada

Autoestradas, rodovias ou interestaduais são, na verdade, alguns dos lugares mais seguros para pilotar moto, embora os novos usuários parecem temê-los mais. É mais seguro porque todos estão indo na mesma direção, relativamente à mesma velocidade. Não há semáforos ou pessoas tentando virar na sua frente. Mas, você ainda precisa praticar certas habilidades para andar com segurança na rodovia.

A escolha das faixas e a posição da faixa podem ajudar a mantê-lo mais seguro. Ao entrar na rodovia, vá para a faixa da esquerda assim que for seguro. Fique na faixa da extrema esquerda, mais próximo do divisor central, comumente conhecido como a faixa rápida ou a faixa número um. Aqui, você só precisa se preocupar com o trânsito à sua direita e só precisa verificar um espelho em vez de dois. Existe um risco reduzido de alguém desviar à sua frente para pegar uma saída. E, é menos provável que você encontre alguém se mesclando com você ao entrar na rodovia por uma rampa de acesso.

Fique longe do ponto cego do motorista. Posicione-se de forma que você possa ver o rosto deles no espelho retrovisor lateral. Isso significa que eles podem ver você quando se olham no espelho. Não se demore e ande ao lado de um carro ou caminhão, se puder. Se você estiver andando ao lado de outro veículo, acelere à frente dele para evitar uma colisão se o carro decidir mudar de faixa e ele não o ver.

Caminhões de plataforma grandes terão muito mais dificuldade em vê-lo em uma motocicleta. Você deve presumir que eles não veem você. Se você estiver passando por uma plataforma grande, acelere para ultrapassá-la rapidamente e não se mova na frente até que você esteja pelo menos alguns carros à frente.

Os motoristas de caminhão não podem ver você quando você está dirigindo diretamente na frente do caminhão. Esse é um dos lugares mais perigosos que você pode estar. Portanto, quando se trata de equipamentos grandes, passe-os quando necessário, mas fique longe deles o máximo possível.

Posicione-se do lado esquerdo ou direito da pista. Esta parte da estrada é geralmente mais limpa com menos detritos e óleo. Ele também permite que você desvie do caminho se o tráfego parar repentinamente.

Nunca siga um veículo muito perto. O aumento da distância de seguimento não serve apenas para evitar que você bata na traseira de um carro quando ele para, mas também para estar preparado para reagir se o carro passar por cima de um obstáculo.

Um carro ou caminhão pode facilmente atropelar detritos na estrada, como uma prancha ou um pedaço de piso de pneu. Mas em uma motocicleta, esse obstáculo pode ser um desastre. Deixar um espaço amplo lhe dará mais tempo para reagir nessa situação.

Ruas da cidade

Pedalar nas ruas movimentadas da cidade pode introduzir um novo conjunto de medos e ansiedade. Prédios altos se elevando, ônibus e táxis entrando e saindo do tráfego, e a confusão de ruas de mão única pode deixar qualquer motociclista nervoso. Porém, muitas das mesmas técnicas de pilotagem segura usadas na rodovia podem ser aplicadas em uma cidade movimentada.

Embora seja difícil manter uma distância segura atrás dos carros em uma cidade lotada, tente manter uma distância segura com base na sua velocidade e posicione-se de um lado ou do outro da sua pista para evitar ser atingido por trás.

Esteja extremamente atento ao seu redor e tente antecipar o que os motoristas farão. Observe as rodas dianteiras de um carro para ver se há sinais de mudança de faixa e se há sinais de mudança de direção. Se uma faixa estiver extremamente congestionada, mas as outras faixas estiverem livres, você pode ter certeza de que alguém daquela faixa lotada vai pular para a faixa livre.

Se houver um caminhão bloqueando uma pista, você pode apostar que o carro atrás dele vai querer mudar de pista para evitá-lo. Quando você começar a reconhecer esses comportamentos potenciais, estará em uma posição melhor para evitá-los.

Ruas de mão única podem ser complicadas, mas também podem ser uma bênção. Pedalar na faixa central de uma rua de mão única ajuda a reduzir os encontros com carros que fazem curvas ou carros estacionados em movimento. Procure sinais de trânsito que indicam quais ruas são de mão única e em que direção o trânsito flui. Uma dica, se você não vir uma placa, é olhar como os carros estão estacionados. Se todos eles estiverem estacionados na mesma direção em ambos os lados da rua, então é uma rua de mão única.

As ruas do centro da cidade, especialmente as cidades com sistemas de metrô, geralmente apresentam grades de metal nas estradas. Esteja ciente de que essas grades de metal podem ser escorregadias se estiverem molhadas. Mantenha sua motocicleta reta e na vertical ao passar por cima delas e mantenha o controle relaxado.

Tenha cuidado ao andar ao longo de estradas de ferro ou trilhos de bonde. Eles não só podem ser escorregadios quando molhados, mas também podem danificar a roda dianteira se você ficar presa no sulco. Especialmente em velocidades lentas, isso pode fazer com que sua bicicleta caia. Se você precisar mudar de faixa em faixas paralelas, faça-o em um ângulo o máximo possível. Faça a roda dianteira passar pelos trilhos em um ângulo, e a roda traseira mais larga o seguirá.

Ruas suburbanas

Andar nos subúrbios é como uma combinação de andar na cidade e na estrada. As estradas principais costumam ter duas ou mais faixas de largura, com semáforos nos cruzamentos. Freqüentemente, há calçadas de negócios onde os carros entram e saem. 

Sendo assim, é melhor posicionar-se no centro da rua, longe das margens, dando a você mais tempo para reagir. Se você vir um carro esperando para entrar na pista, suponha que ele não o veja. Coloque os dedos nas alavancas do freio e da embreagem e tenha uma rota de fuga pronta.

Cuidado com a temida pista de conversão à esquerda. Esta é uma das causas mais comuns de acidentes de motocicleta; um carro virando à esquerda na sua frente. Faça tudo o que puder para ficar visível para o tráfego que quer virar à esquerda. Esteja ciente de seus arredores. Existe um carro próximo a você? Você pode manobrar para sair do caminho a tempo? Cubra o freio dianteiro e a buzina e esteja sempre pronto, supondo que o carro não o veja.

Escapamentos barulhentos ajudam?

Existe uma crença comum de que canos altos salvam vidas; que tubos altos alertarão os carros de que uma motocicleta está por perto. Há muito debate sobre isso e os pilotos geralmente ficam de um lado ou do outro. No entanto, não há prova de que esse conceito o torne mais seguro. Vejamos alguns motivos.

  • Não há garantia de que um motorista de carro ouvirá você se os vidros estiverem abertos, se houver música ou se estiver ao telefone.
  • Os canos de escape estão voltados para a parte traseira da bicicleta, de modo que o som viaja atrás de você, não na sua frente. Um carro não vai ouvir seus tubos até que você esteja em cima dele.
  • Ruídos altos repentinos podem assustar alguns motoristas e fazer com que eles desviem involuntariamente em sua direção.
  • Use a cabeça. A buzina é um som voltado para a frente que fará um trabalho melhor em chamar os carros para sua presença.

Aproveite e leia também Dicas de exercícios de alongamento durante uma viagem de moto

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!

Como andar de moto no trânsito urbano?

Configuração de cookies

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência para você. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de privacidade.