As sensações que as motocicletas podem causar aos usuários são únicas e fazem bem, mas se você entrar na “vibe” do estresse quando estiver sobre sua moto, é melhor parar, respirar e seguir depois, quando se acalmar, caso contrário você vai colocar em risco sua integridade física e a dos outros.
Todo ser humano tem o direito de ter um dia ruim, mas há pessoas que acabam descontando a raiva atrás do volante de seu carro ou do guidão da sua moto, o que é muito perigoso para todos que estiverem por perto no trânsito.
É comum ver motoristas e motociclistas disputando faixas como se estivessem competindo e perto da bandeirada final. Motoristas que mudam de direção sem o menor cuidado e motociclistas que parecem estar dentro de um túnel invisível e intransponível, como se não pudessem ser atingidos por nada. Sem contar as pessoas que não têm experiência, são distraídas ou ruim de braço mesmo.
Se não todos, uma grande maioria de nós, já teve experiência desagradável no trânsito. Eu, por exemplo, já experimentei os dois lados da moeda, já senti os olhos vibrarem como se quisessem envesgar, quase escurecendo, quando um cara quis me ultrapassar no meio do corredor e, por pouco não me fez bater. Fui atrás dele, como um bom exemplo do que não se deve fazer, afinal a perseguição poderia ter terminado mal, com acidente ou com uma briga.
Depois da adrenalina do momento você vai perceber que não vale a pena, tem gente te esperando chegar em casa para te abraçar, a confusão não vale a pena. Melhor conter o ânimo!
Para você motociclista que é naturalmente uma pessoa nervosa, aconselho se policiar nesses momentos em que acontece alguma “provocação”. Lembre-se que a outra pessoa pode estar em um dia ruim, ser ruim no trânsito e, o que é pior, pensar que não tem nada a perder.
O trânsito é um exercício diário de paciência, não importa o veículo que você dirija, mas se for uma moto, tenha ainda mais cuidado, afinal elas foram feitas para curtir!
Compilamos uma lista de dicas para você poder aproveitar seu passeio com segurança:
1. Faça um curso de segurança.
Um curso de segurança vai te ensinar as regras de trânsito para motos. Você também aprenderá as ações apropriadas a serem tomadas em situações de pilotagem imprevisíveis que podem surgir. Dirigir uma moto requer habilidade e bom senso e um curso de segurança pode ajudá-lo a praticá-los.
2. Verifique o tempo antes de sair.
Chuva, granizo e neblina podem comprometer seu passeio. Dirigir nessas situações é perigoso para os motociclistas porque você tem menos tração do que um carro e a visibilidade é menor. Escolha um dia diferente se o tempo ruim estiver na previsão.
3. Use roupas para motociclistas
O equipamento da moto protege você dos elementos, detritos e buracos na estrada. O equipamento apropriado inclui um bom capacete, óculos de proteção, jaqueta de couro, calças ou polainas de couro, botas e luvas antiderrapantes. Vista-se em camadas para se ajustar a qualquer mudança de clima ao longo do dia.
4. Revise sua moto antes de cada viagem.
É uma boa ideia fazer uma manutenção na sua moto antes de andar para garantir que ela seja o mais segura possível. Verifique seus faróis, luzes traseiras, piscas, freios, combustível, óleo, pressão dos pneus, espelhos, guidão e buzina.
Leia também: Viagem de moto: os caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina
5. Obedeça às regras de trânsito, use seus sinais e conduza ao limite de velocidade.
Isso pode parecer óbvio, mas é importante seguir as regras de trânsito, usar sinais e dirigir no limite de velocidade de cada via para evitar acidentes.
6. Seja visível.
Você não pode presumir que está visível para outros motoristas. A maioria dos acidentes envolvendo motos se devem ao fato de outros motoristas não terem observado a moto. Aqui estão algumas maneiras de permanecer visível:
- Evite os pontos cegos de outros motoristas;
- Dirija com os faróis acesos, mesmo durante o dia;
- Use roupas reflexivas ou brilhantes e;
- Sempre use seus sinais de volta e sinais de mão.
7. Esteja atento e preste atenção aos perigos da estrada.
Dirigir defensivamente permite que você antecipe problemas de tráfego e perigos da estrada. Areia, óleo e cascalho podem fazer você perder tração. Solavancos e buracos são igualmente perigosos e também devem ser evitados.
8. Fique a uma distância segura.
É recomendável ficar pelo menos quatro segundos longe do veículo à sua frente. Isso permitirá que você pare em uma situação de emergência. Além disso, é bom ter uma rota de fuga em mente, como mover-se para o acostamento, caso não consiga parar a tempo.
9. Leve consigo um kit de primeiros socorros.
Manter um kit básico de primeiros socorros com sua moto é uma boa ideia em caso de ferimento. Deve incluir: lenços desinfetantes, curativos, desinfetante para as mãos, gaze, fita adesiva e curativos.
10. Faça um curso avançado de condução.
Pratique e aumente suas habilidades fazendo um curso avançado de condução. Você aprenderá manobras para evitar colisões, curvas avançadas, dicas de controle e técnicas de frenagem.
11. Invista em um seguro
E para garantir alguma segurança quando os acidentes forem inevitáveis, invista em um seguro para motos para ter ajuda com as despesas que vierem. Mesmo os motociclistas mais cuidadosos não estão livres dos riscos, assim, prevenir é importante.
Gostou das nossas dicas e quer saber mais como manter a segurança na estrada? Confira mais em nosso site.