Tudo o que você precisa saber sobre Filtro de Combustível: Será que está na hora de trocar?

Filtro de combustível

Você sabe o que compromete a vida útil do filtro de combustível da sua moto? Conheça um pouco mais sobre essa peça e saiba o que fazer para evitar problemas com ela.

Quanto mais puro um combustível é, mais fácil será a combustão que move a sua moto. Sabemos, parece lógico, mas o processo atual de produção dos combustíveis leva muitos aditivos e componentes, os quais muitas vezes contaminam o líquido.

Para garantir o funcionamento correto do motor e filtrar essas sujeirinhas, as motos contam com o filtro de combustível, uma peça simples, mas fundamental para o motor.

Poeira, ferrugem, água e componentes orgânicos estão entre os principais resíduos encontrados nos combustíveis. O armazenamento e o transporte dos líquidos também podem trazer sujeiras, e o próprio motor pode diminuir a pureza do que chega até ele.

Sabendo disso, entenda melhor como funciona o filtro de combustível e como identificar quando e onde trocá-lo para obter a melhor performance da sua moto.

O que é um filtro de combustível?

O filtro de combustível nada mais é do que uma peça que fica entre o tanque e o motor. Ele tem o formato de um cilindro, com duas pontas por onde passa o combustível com resíduos.

Dentro do cilindro, há uma rede de filtros por onde o combustível passa para ficar mais puro e sair na outra ponta, direto para o cilindro de combustão, mais limpo.

Sempre verifique se o filtro de combustível está vedado, uma vez que é fundamental que o sistema interno formado por uma película limpadora esteja o mais intacto possível.

Para que serve o filtro de combustível?

Seu principal papel é filtrar o líquido dentro do tanque. A finalidade do filtro de combustível é eliminar impurezas no combustível para que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.

A peça age retirando impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu, como poeira, ferrugem, água, ferro, partículas orgânicas (muito presentes no álcool), entre outras, jogando o líquido puro direto no motor.

Para você entender, a moto anda por meio de um processo químico que acontece muitas vezes dentro do motor: a queima de combustível. Quando o líquido puro se mistura com o ar e é acionado por uma faísca, ele se transforma em fogo que, por sua vez, gera a energia que empurra o pistão e movimenta as rodas.

Para que esse processo ocorra o mais rápido possível e com a máxima eficiência do combustível, o líquido precisa estar limpo. Partículas estranhas não geram calor o suficiente para empurrar os pistões e o carro fica sem potência e com problemas em alta velocidade.

Em outros casos, ele consome mais combustível para gerar a explosão necessária para uma determinada velocidade, aumentando, assim, o custo da viagem.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a bateria da sua moto

Quando saber a hora de trocar o filtro de combustível?

A primeira recomendação para trocar a peça é seguir as instruções do fabricante.

Mas existem alguns fatores e sinais que sua moto pode estar dando que sugerem que você precise realizar a troca, como: falta de potência, dificuldade em altas velocidades ou uma partida mais lenta.

Um sinal clássico de que é preciso trocá-lo é a marcha lenta mais irregular. Como precisa de mais potência para tirar o carro da inércia, a marcha lenta gera um consumo maior.

Se o filtro estiver velho ou com muita impureza, a moto não conseguirá produzir essa potência na força certa para andar. Outro sinal de que é preciso trocar o filtro de combustível é a aceleração mais fraca que o normal.

Se você pisa no acelerador e a moto não responde como deveria, pode ser um sinal de que o filtro já não consegue limpar o combustível como deveria e que a queima no cilindro está sendo prejudicada pelo acúmulo de impureza.

 

 

 

 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA COM OS SEUS AMIGOS!

Filtro de combustível

Configuração de cookies

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência para você. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de privacidade.