Quando a SH 300i foi anunciada para comercialização em solo brasileiro, os fãs de scooters mais dedicados já sabiam que a família SH já existia no continente europeu há 300 anos, com uma variedade de motores de 50 a 300cc e mais de 1 milhão de unidades fabricadas. Enquanto a “novidade” era apresentada, a Dafra Citycom 300 já era líder de mercado em sua categoria.
Como sempre acontece, outras montadoras precisavam apresentar suas opções para concorrer com o modelo da Dafra e embora a Honda tenha demorado para viabilizar e disponibilizar a SH no Brasil, finalmente eles também possuíam uma alternativa para os apaixonados por scooters de 300cc.
Mas você sabe as principais diferenças entre a Citycom 300 e a SH 300i? Continue lendo esse artigo para descobrir os diferenciais e escolher qual a melhor opção para suas necessidades.
Citycom 300 x SH 300i: aparência
Começando pela parte externa, o design da SH 300i lembra o design da Biz, com um toque da saudosa Vespa (que por muito tempo, foi a única opção disponível no Brasil enquanto a família SH ficava cada vez mais popular na Europa), mas com um quê a mais de sofisticação. Seu conjunto de iluminação em LED, a partida SmartKey e o bagageiro são atributos bastante atraentes.
Mas por outro lado, é fácil encontrar relatos de usuários que afirmam que o assento do modelo da Honda é duro e como o conforto é um dos principais fatores que influenciam na escolha de uma scooter, essa é uma questão importantíssima que faz a SH 300i perder vários pontos.
Com a chegada da nova concorrente, a Citycom 300 recebeu algumas atualizações técnicas importantes, mas no quesito estético, somente o painel recebeu um fundo prata e iluminação azul, já que as lanternas já haviam sido substituídas por uma versão fumê de LED antes do lançamento da SH no Brasil.
O design da Citycom 300 é imponente e a scooter da Dafra é visivelmente maior quando colocada lado a lado com a SH 300i. O espaço sob o banco da Citycom é suficientemente grande para comportar um capacete e outros volumes, como jaquetas, bolsas ou capas de chuva, enquanto na SH, cabe somente o capacete.
Citycom 300 x SH 300i: desempenho
As duas motos apresentar desempenho similar, mas cada uma possui um ponto forte que se destaca. A SH 300i alcança os 60 km/h após a arrancada primeiro, mas a Citycom a alcança rapidamente e chega a superá-la nos 80 km/h.
Ao continuar em aceleração constante, as duas scooters revezam pela liderança, o que garante uma disputa equilibrada. Mas, na estrada a Citycom 300 mostra sua força e chega a passar de 150 km/h, enquanto a concorrente estagna nessa velocidade.
A segurança dos dois modelos é garantida por freios acima da média, cada um com seu sistema de assistência diferenciado.
A parceria da Dafra com a montadora taiwanesa SYM se mostrou uma aposta certeira e transformou a Citycom em referência no mercado quando o assunto é eficiência, qualidade e solidez.
Citycom 300 x SH 300i: o preço define?
Para muitas pessoas, o valor a ser desembolsado na compra de uma moto pode ser o maior diferencial na hora da compra. Nesse quesito, a Citycom 300 tem uma grande vantagem.
Ao ser apresentada no país, mesmo aqueles que estavam ansiosos pela SH 300i, acabaram torcendo o nariz para o preço de lançamento. Mesmo isso tendo acontecido há quatro anos, o valor da scooter da Honda ainda pode ser considerado alto por muitos.
A Citycom 300 20/21 tem como preço sugerido à vista R$ 20.590,00. Enquanto isso, se supormos que as concessionárias irão praticar o preço sugerido pela Honda, a SH 300i 20/20 sairia por R$ 23.590,00 – o que ainda é mais alto que o valor da concorrente, mas um pouco mais abaixo do primeiro preço divulgado quando a scooter foi lançada.
Embora pesquisar e estudar sobre os modelos de scooters disponíveis seja essencial, outro ponto importantíssimo é conversar com os especialistas em motocicletas. A equipe AL7 está mais do que preparada para sanar todas as suas dúvidas e te auxiliar na escolha do modelo perfeito para suas necessidades. Fale conosco!