É muito comum o motociclista se empolgar com o roteiro da viagem de moto que está programada, que é muitas vezes um sonho de anos, e acabar esquecendo de detalhes essenciais.
Por isso, é muito importante fazer uma lista do que é preciso fazer e levar na viagem, não esquecendo de revisar algumas vezes para ter certeza que não está deixando algo passar despercebido.
Nesse artigo elencamos alguns dos erros mais comuns para que você possa viajar tranquilamente de moto sem qualquer tipo de transtorno. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Erros ao viajar de moto
Já olhou no seu guarda-roupas e conferiu se não está esquecendo acessórios ou documentos importantes? Seguem abaixo alguns lembretes para te ajudar:
Bagagem
A cada viagem realizada menor é o volume de bagagens que levamos. Nas primeiras viagens você imagina todos os cenários que irá passar e então pensa numa roupa para cada ocasião, bom, além da dificuldade do transporte dessa bagagem, isso pode gerar custos a mais no consumo da gasolina e do pneu.
Saiba que o importante em viagens longas é a praticidade, de nada adianta você levar uma oficina mecânica em seu baú se você não souber como usá-las, nessas horas o celular pode ser uma ferramenta mais útil.
Telefones celulares
Colocamos o telefone já na sequência por ter sido mencionado no tópico anterior. Há de se tomar muito cuidado com o celular.
Para viajar ao exterior é necessário verificar os pacotes com sua operadora para não levar um susto no retorno. é possível usar o wi-fi dos hotéis, mas tome o cuidado de desligar a “rede móvel” do celular, isso é uma grande armadilha das operadoras.
Verificar documentos nas últimas horas
A documentação deve fazer parte inicial do planejamento de viagem – caso a pessoa queira viajar sem passaporte, por exemplo, deverá levar consigo a carteira de identidade com no máximo 5 anos de emissão, para evitar problemas nas aduanas.
Planejamento do dinheiro
Outra pequena armadilha, pois você realiza o planejamento de sua viagem e faz suas contas, então verifica que a gasolina lá fora está em torno de 18 pesos (Argentina) e então faz uma previsão de quantos km, multiplica e pronto, preciso de “x” pesos.
Tenha muita calma nessa hora! O peso tem um valor na cotação, mas na hora de comprar a moeda as Casas de Câmbio irão te vender por um valor mais alto.
Cartão de Crédito
Viajar sem comunicar a instituição bancária ou administradora do cartão de crédito sobre o período da viagem é uma roubada! Mesmo que seu cartão seja internacional, ele não terá validade nenhuma se você não comunicar o banco.
Isso pode ser feito via internet ou telefonema e é rápido – esse erro pode ser corrigido tão logo você chegue na primeira cidade, mas poderá passar uma vergonha na hora de abastecer ou parar para comer em algum restaurante logo que cruze a fronteira.
Gostou das dicas? Leia mais sobre viagem de moto em Viagem de moto pela Serra do Japi